Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Equador
  5. Natura Futura Arquitectura
  6. 2018
  7. Residência Zancos / Natura Futura Arquitectura

Residência Zancos / Natura Futura Arquitectura

  • 21:00 - 6 Agosto, 2018
  • Curadoria de Danae Santibañez
  • Traduzido por Camilla Sbeghen
Residência Zancos / Natura Futura Arquitectura
Residência Zancos / Natura Futura Arquitectura, © JAG Studio
© JAG Studio

© JAG Studio © JAG Studio © JAG Studio © JAG Studio + 24

  • Arquitetos

  • Localização

    Playas, Equador
  • Equipe de Projeto

    Guillermo Morales, Nathaly Gaona, Ramón Vivanco
  • Área

    160.0 m2
  • Ano do Projeto

    2018
  • Fotografias

© JAG Studio
© JAG Studio

Descrição enviada pela equipe de projeto. Uma arquitetura que se apropria da ideia do tradicional e flexível como modo de habitar a cidade. 

© JAG Studio
© JAG Studio

O projeto deveria captar a essência do entorno, o estilo de vida do usuário, livre e aberto à novas experiências compartilhadas em um espaço multifuncional. 

© JAG Studio
© JAG Studio
Plantas
Plantas
© JAG Studio
© JAG Studio

A residência Zancos está localizada em Villamil, província de Guayas, Equador, uma cidade satélite de Guayaquil, com uma população de 33.560 habitantes, onde na época da colônia foi um porto de pescadores, assentado sobre antigos povoados indígenas que mantem a tradição na atualidade. Em 1982, a UNESCO declarou General Villamil Playas como o segundo melhor clima do mundo depois de um lugar montanhoso na Austrália. A cidade também é conhecida por seu artesanato.

Colagem
Colagem

A proposta trata-se de um envoltório composto por tijolos, que também é um material tradicional na região, não utilizando vidros nas janelas e incorporando elementos tradicionais como as venezianas, que permitem a ventilação e sombra necessárias para o clima tropical do lugar. 

© JAG Studio
© JAG Studio

Apresenta-se um plano horizontal elevado, suspenso por um sistema de pilares de madeira que servem de apoio e sustentação para as paredes e cobertura, tendo como objetivo desenvolver, por meio de uma arquitetura própria do trópico, uma proposta que cumpra com as necessidades do cliente. No térreo, e integrada com o exterior e suas atividades cotidianas, encontra-se uma área social que também se fecha em si mesma, e abre-se para o interior da casa, como espaço de descanso com redes. Dessa maneira, criam-se micro-climas por meio do material e suas novas funções. 

© JAG Studio
© JAG Studio

Por meio do material escolhido e do programa arquitetônico do projeto, são ressaltadas diferentes lógicas de implementação dos tijolos para criar privacidade e permeabilidade. 

© JAG Studio
© JAG Studio

Definir uma resposta de moradia que, por meio de diferentes estratégias, como a aplicação de princípios de desenho sustentável, siga o processo de busca por soluções urbanas mais próximas da realidade, das nossas tradições e otimização de recursos, foi o objetivo desse projeto. 

© JAG Studio
© JAG Studio

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
Cita: "Residência Zancos / Natura Futura Arquitectura" [Casa Zancos / Natura Futura Arquitectura] 06 Ago 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/899360/residencia-zancos-natura-futura-arquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.