Residência Compacta nos Assentamentos Informais de Maputo / Casas Melhoradas

Residência Compacta nos Assentamentos Informais de Maputo / Casas Melhoradas - Mais Imagens+ 13

  • Arquitetos: Casas Melhoradas; Casas Melhoradas
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  230
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Johan Mottelson
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Handjaye Carpentaria, Lego & Global CIME, LDA
  • Outros Participantes: Architects without borders - Dinamarca, Estamos, KADK - The Royal Danish Academy of Fine Arts, School of Architecture – Institute of Architecture, Urbanism & Landscape
  • Arquitetos Responsáveis: Johan Mottelson & Jørgen Eskemose
  • Cidade: Maputo
  • País: Moçambique
Mais informaçõesMenos informações
© Johan Mottelson

Casas Melhoradas é um projeto de pesquisa aplicada sobre moradias para grupos de baixa renda nos assentamentos informais de Maputo, Moçambique, com três diretrizes principais:

1) Desenvolver métodos de construção alternativos para melhorar a qualidade e diminuir o custo da moradia;
2) Criar tipologias de moradias que utilizam o espaço e a infraestrutura de forma mais econômica para iniciar um desenvolvimento urbano mais sustentável;
3) Participar na construção de moradias de aluguel acessível por meio de associações públicas e privadas para ampliar o impacto do projeto.

© Johan Mottelson
Planta 01
© Johan Mottelson
Planta 02

O projeto é desenvolvido pelo Instituto de Arquitetura, Urbanismo e Paisagem, na KADK - A Real Academia Dinamarquesa de Belas Artes, Escolas de Arquitetura, Desenho e Conservação; a ONG moçambicana Estamos e Architects without Borders, Dinamarca. O protótipo mais recente do projeto foi finalizado em 2018 e consiste em uma tipologia de moradias enfileiradas de baixa densidade e altura, com seis casas em um terreno onde, ao contrário, residiria somente uma família. Consequentemente, o projeto demostra como o espaço e a infraestrutura podem ser utilizados de forma mais econômica contrariando, assim, a expansão urbana descontrolada e o crescente déficit de infraestrutura. 

© Johan Mottelson

Todas as moradias possuem pequenas áreas privadas ao ar livre com cozinhas, já que a cozinha é uma atividade majoritariamente feita em espaços abertos nos assentamentos informais de Maputo, devido ao uso do carvão. No térreo, as cozinhas são posicionadas nas galerias ao lado da rua, agregando uma área de transição semi-privada entre o público e privado. Todas as cozinhas estão equipadas com fogão à gás para reduzir a contaminação do ar e o desmatamento causado pelo uso do carvão. O projeto possui pequenos pátios comuns com banheiros compartilhados e instalações de lavanderia.

Corte A

O projeto possui um telhado verde onde é possível agregar um pavimento adicional, o que garante uma robustez ao volume no caso de acontecer uma maior densificação urbana na área. Além disso, a evaporação desde a cobertura melhora o clima interior das moradias. O projeto foi construído usando blocos de terra compactada produzidos localmente. Deste modo, o consumo de energia no processo de construção foi reduzido ao agregar o mesmo tom vermelho do solo local ao projeto. 

© Johan Mottelson

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência Compacta nos Assentamentos Informais de Maputo / Casas Melhoradas" [Compact Housing in the Informal Settlements of Maputo / Casas Melhoradas] 01 Ago 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/899219/residencia-compacta-nos-assentamentos-informais-de-maputo-casas-melhoradas> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.