A dança da arquitetura: vídeos que exploram cidades e espaços através do corpo

O que é um edifício não habitado? Ele continua sendo arquitetura? Seria possível dizer que vivemos em uma coreografia constante e cotidiana que estruturamos todos os dias como nosso habitar no mundo? Diversos filósofos e teóricos da arquitetura abordaram durante muito tempo a questão da arquitetura não se tratar simplesmente de um conjunto de concreto, aço e vidro pronto para proteger seus usuários, mas que dela ser, também, todas as ações que abriga, todos os corpos, o conjunto de respirações e movimentos. Isso foi sendo cada vez mais reforçado a partir de diferentes teorias que abordam o corpo como ator e lugar; as teorias do corpo na arquitetura não são tão raras como imaginamos, posto que vários esforços como a consolidação da ergonomia e o modulor de Le Corbusier tentaram entender sua relação com a arquitetura e com os objetos com os quais nos relacionamos todos os dias.

Mas o que aconteceria se entendêssemos nossos corpos como espectros dançantes que desenham as cidades constantemente? A arquitetura talvez se transformasse em um constante ensaio aberto, por que se reformula e se repropõe a cada novo encontro, tal como a dança e os movimentos do corpo. É por conta disso que reunimos um compilado de vídeos onde se faz evidente que dança e arquitetura são disciplinas que se complementam e se misturam. Continue lendo para explorar cidades e sua arquitetura por meio da dança.

1. Lil Buck na Foundation Louis Vouitton

2. A bailarina brasileira

3. Explorando a arquitetura através da dança

4. A dança encontra a arquitetura com Christine

5. Dançando pela arquitetura de Luis Barragán

6. Dança hipnótica em torno de uma piscina abandonada

7. Ginásio abandonado serve de palco para uma dança sincronizada

8. Define Gender: Unboxing

9. Just Dance: iluminando as ruas de Joanesburgo

10. Dançarinos de passinho de Queimados

11. Move Freely

12. O mundo monocromático de Lutz Förster

13. Passinho com trilha sonora de Leo Justi

14. Just Dance: Poba

15. East London é palco de Fragments

16. Full Circles

17. LIL BUCK em "Tokyo Rain" Japão | YAKFILMS x ROBOT ORCHESTRA

18. Etereas / curta-metragem de animação 

19. Sigur Rós - Valtari 

Sobre este autor
Cita: Arellano, Mónica. "A dança da arquitetura: vídeos que exploram cidades e espaços através do corpo" [La danza de la arquitectura: videos que exploran ciudades y espacios a través del cuerpo] 31 Jul 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Daudén, Julia) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/899082/a-danca-da-arquitetura-videos-que-exploram-cidades-e-espacos-atraves-do-corpo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.