Novo Curso de Pós-Graduação - 'Conceber e Construir: Estruturas Leves e Pré-Fabricação' - Inscrições Abertas

A invenção de novas máquinas e dispositivos de projeto, assim como as urgências ambientais e a ocupação pelo ser humano dos espaços construídos e dos que ainda serão conduzem a novas oportunidades de conceber e produzir o edifício e a cidade imaginados.

A eleição das estruturas leves e a pré-fabricação como fios condutores deste estudo e a demanda do século XXI por edifícios leves, pela responsabilidade sobre a origem, a aplicação e o destino dos materiais construtivos, a consciência diante dos diversos tipos de organização social e técnica do canteiro de obra e os novos dispositivos que fazem a interface do edifício e da infraestrutura urbana são desafios do nosso tempo: o desafio de conceber, construir e gerir cidades e regiões.

O tema central do novo curso está baseado na intuição de que ‘o fazer pensando e pensar fazendo’ que conduzem a formação de indivíduos que terão consciência, ao projetar e construir, de suas decisões tecnológicas e espaciais.

O curso conta com aulas ministradas pelo corpo docente da Escola da Cidade e de professores convidados (vide nomes abaixo) e se pauta na elaboração e verificação de projetos, assim como no estudo analítico, crítico e propositivo das escolhas tecnológicas e espaciais.

INSCRIÇÕES ATÉ 10 DE AGOSTO DE 2018
Número de vagas: 30 vagas
Custo (4 módulos): 10 parcelas de R$ 1.500*

INSCRIÇÕES
Clique aqui e preencha a ficha de inscrição
Dúvidas e informações
posgraduacao@escoladacidade.edu.br
(11) 3258-8108

ESTRUTURA DO CURSO
Estrutura-se em quatro módulos bimestrais nos quais são abordados simultaneamente, por meio de disciplinas teóricas e ateliês de projeto, os seguintes temas: Intuição e conquista; Notório fazer – o canteiro; Como vivemos; e Onde vivemos. Além dos projetos desenvolvidos a cada módulo do curso, será desenvolvida uma monografia a respeito de um tema, escolhido pelo estudante, dentro do quadro de temas fornecidos ao longo do curso. A monografia pode ser baseada nos quatro projetos desenvolvidos no curso, antecedidos de uma introdução e sucedidos de uma conclusão.

PÚBLICO-ALVO
Arquitetos, Engenheiros, Construtores, Jornalistas e Profissionais graduados em diferentes áreas, mas com interesse em construção civil, urbanismo, e administração de obras.

CARGA HORÁRIA
360 horas

HORÁRIO
Sexta-Feira – 18h às 22h (4 horas)
Sábados – 8h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h30 (8 horas)

CALENDÁRIO 2018
2º Semestre 2018 - 10/08 a 01/12

COORDENADORES DO CURSO
Anália Amorim
Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Pernambuco (1983). Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (1993). Doutora em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (1998). Atualmente é professora da Escola da Cidade e professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Planejamento e Projetos da Edificação, atuando principalmente nos seguintes temas: arquitetura, urbanismo, projeto arquitetônico, desenho urbano e ensino. Mantém atividades de projeto no seu escritório desde 1984. Desde 1996 é presidente da Associação Escola da Cidade – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo.

Roberto Pompeia
Possui doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (2007). Atualmente é professor na Escola da Cidade, Universidade Monte Serrat (Unimonte) e Faculdade das Américas (FAM). É sócio da SAGARANA Projetos de Arquitetura e Educação S/C Ltda. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em sistemas estruturais e na formação de estudantes. Desenvolve pesquisas, ministra cursos e palestras na área de Geometria das Estruturas.

Professores Convidados:
Wolfgang Winter, Heloísa Maringoni, Yopanan Rebello, Pedro Telecki, Ricardo Caruana, Valdemir Rosa, Felipe Melachos, Akemi Ino, João Marcos de Almeida, Sergio Ludemann, Luiz Manuel do Eirado Amorim, Fábio Gallo, Daltro Mendonça, Domenico Potenza, Maria Regina Leoni Schmid Sarro, Khaled Gowbar, Tomaz Lotufo, Ladislau Dowbor, Angela Barbarullo, Maria Tereza Rodrigues, Thomaz Assumpção, Altivo Ovando, Cláudia Bassichetto, Giancarlo Latorraca, José Guilherme Pereira Leite, Marcelo Aflalo, Hélio Olga, Solano Benitez, Wilson Moura, Inara Penha, Cristina Shahini; Rita Buoro, Luís Chichierchio, Nelson Solano, Aloísio Leoni Schmid, Vanessa Guilhon, Andrea Bazarian Vozgueritchan, Daniela Laudares, David Arkeman, Marcos Holtz, José Franco Moraes Neto, Antônio Gilberto de Freitas Filho, Ronaldo Suzuki

Junto aos professores convidados contará, nas aulas teóricas e de projeto, com a totalidade dos professores da Associação Escola da Cidade que já ministram aulas na graduação e nas demais pós-graduações.

* O pagamento da primeira parcela deverá ser feito no ato da matrícula. A inscrição será efetivada apenas depois do pagamento. *Desconto de 50% aos alunos formados pela graduação e pós-graduação da Escola da Cidade
*Desconto de 15% aos funcionários da Prefeitura Municipal de São Paulo
* Desconto de 25% para arquitetos associados ao SASP (Sindicato dos Arquitetos no Estado de São Paulo)
*Desconto de 30% para Associados do SESC-SP

Caso sua Instituição deseje ser parceira da Escola da Cidade, entre em contato conosco.

**Valores referentes a módulos cursados em 2018. Sujeito a reajustes para módulos cursados em anos seguintes.

  • Título

    Novo Curso de Pós-Graduação - 'Conceber e Construir: Estruturas Leves e Pré-Fabricação' - Inscrições Abertas
  • Tipo

    Seminário
  • Organizadores

    Escola da Cidade
  • De

    01 de Julho de 2018 12:29 PM
  • Até

    10 de Agosto de 2018 07:30 PM
  • Onde

    Escola da Cidade
  • Endereço

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Novo Curso de Pós-Graduação - 'Conceber e Construir: Estruturas Leves e Pré-Fabricação' - Inscrições Abertas " 27 Jul 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/899065/novo-curso-de-pos-graduacao-conceber-e-construir-estruturas-leves-e-pre-fabricacao-inscricoes-abertas> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.