Conheça as mulheres pioneiras da arquitetura socialista iugoslava

Projeto da arquiteta Svetlana Kana Radević para o Hotel Podgorica (1967) na capital montenegrina pode ser descrito como um exemplo de brutalismo. Image © Valentin Jeck, 2016, comissionado pelo Museum of Modern Art

O tema da diversidade na arquitetura tem se mantido relevante e aquecido nos últimos anos - no entanto, um artigo recente publicado pela Metropolis Magazine oferece um relato que é, de algum modo, surpreendente: uma celebração das contribuições únicas de mulheres arquitetas no antigo estado socialista da Iugoslávia. De acordo com o artigo, as mulheres destacadas deixaram sua marca na história da Iugoslávia "apesar, não do desmantelamento do estado, mas daquela cultura regional e profissional dominada por homens."

O artigo foi adaptado de um ensaio intitulado Toward a Concrete Utopia: Architecture in Yugoslavia, 1948-1980, que acompanha a exposição homônima no MoMA. Em um esforço para reavaliar os respectivos legados de mulheres pioneiras como Branka Tancig Novak, Mimoz Nestorova-Tomić, Milica Šterić e Svetlana Kana Radević, o ensaio correlaciona o avanço econômico e social da Iugoslávia diretamente ao impacto cultural da arquitetura:

A reestruturação compreensiva do ambiente doméstico, abrangendo todas as escalas, desde o apartamento individual até o bairro, preocupou a geração de arquitetos do pós-guerra. Foi nesse mesmo esforço para reformar a habitação e a esfera doméstica por meio de pesquisa de projeto, publicações e exposições didáticas que as mulheres frequentemente assumiram a liderança.

Saiba mais sobre as mulheres que tantas vezes foram omitidas da história da arquitetura brutalista da Iugoslávia no artigo publicado pela Metropolis Magazine.

MoMA abre exposição sobre a arquitetura soviética da Iugoslávia

O MoMA - Museum of Modern Art abrirá uma nova exposição que explora a arquitetura da antiga Iugoslávia. Toward a Concrete Utopia: Architecture in Yugoslavia, 1948-1980 [Por uma utopia concreta: Arquitetura na Iugoslávia, 1948-1980], será a primeira exposição nos Estados Unidos a celebrar a arquitetura peculiar daquela que foi uma das maiores nações socialistas.

Sobre este autor
Cita: Abdallah, Collin. "Conheça as mulheres pioneiras da arquitetura socialista iugoslava " 25 Jul 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/898729/conheca-as-mulheres-pioneiras-da-arquitetura-socialista-iugoslava> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.