Casa de 1,80 m de largura / YUUA

Casa de 1,80 m de largura / YUUA

Casa de 1,80 m de largura / YUUA - Imagem 2 de 18Casa de 1,80 m de largura / YUUA - Imagem 3 de 18Casa de 1,80 m de largura / YUUA - Imagem 4 de 18Casa de 1,80 m de largura / YUUA - Imagem 5 de 18Casa de 1,80 m de largura / YUUA - Mais Imagens+ 13

Toshima, Japão
  • Arquitetos: YUUA
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  80
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2012
  • Fotógrafo
    Fotografias:Goro Mizukami
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Hansgrohe, Kaldewei, Kurosawa Metal, Showa Denko Building Materials, WOODPRO WOODPRO
  • Arquiteto Responsável: Aihara Madoka
  • Outros Participantes: Hirotsugu Tsuboi Structural Engineers
  • Cidade: Toshima
  • País: Japão
Mais informaçõesMenos informações
Casa de 1,80 m de largura / YUUA - Imagem 9 de 18
© Goro Mizukami

CONCEITO

A principal característica do projeto da Casa de 1,80 m de largura é a fluidez do seu espaço interior, que articula todos os ambientes da casa e permite reinventar seus usos de acordo com a necessidade diária de seus habitantes, desafiando as divisões convencionais dos espaços.

Casa de 1,80 m de largura / YUUA - Imagem 5 de 18
© Goro Mizukami

ARQUITETURA

O primeiro grande desafio que encontramos neste projeto foi tentar encaixar a amplitude de desejos do cliente no tamanho extremamente reduzido do terreno. Com apenas 2,50 metros de largura por 11 metros de profundidade, este é um típico lote da região metropolitana de Tóquio, onde é possível em alguns pontos tocar com os braços abertos as duas empenas laterais do terreno. Para evitar a sensação de confinamento, nos concentramos em manter o máximo de afastamento e espaço livre entre os limites do lote e criar um espaço lúdico e fluido.

Casa de 1,80 m de largura / YUUA - Imagem 6 de 18
© Goro Mizukami

Para transformar esta pequena casa em um grande projeto de arquitetura, procuramos criar um conjunto de pequenos “lugares” distribuídos em um ambiente único, aonde cada espaço pudesse se expandir livremente. Os diferentes patamares parecem flutuar em meio a este espaço estreito e profundo, gerando uma sensação de continuidade espacial e por onde o ar fresco pode circular livremente, melhorando as condições de conforto no interior do edifício. Os mobiliários foram concebidos para encaixar-se naturalmente nesta atmosfera fluida e singela, adaptando-se ao projeto de interiores e ao estilo de vida de seus moradores.

Casa de 1,80 m de largura / YUUA - Imagem 18 de 18
Corte

A estrutura foi desenvolvida em conjunto com o projeto de arquitetura, criando uma sintonia que favorece a singular forma do edifício. Pilares e vigas assumiram suas dimensões mínimas para maximizar o espaço interior. A estrutura principal foi concebida em aço devido as reduzidas dimensões do terreno, a qual está apoiada sobre um sistema de fundações leves de concreto. Além disso, os materiais de acabamento das fachadas foram escolhidos por não exigirem a utilização de andaimes para a sua instalação. A ventilação natural foi cuidadosamente estudada para minimizar o uso de ar condicionado, favorecendo ambientes confortáveis para seus habitantes. 

Casa de 1,80 m de largura / YUUA - Imagem 4 de 18
© Goro Mizukami

CONTEXTO URBANO

A Casa de 1,80 m de largura está localizada em uma rua comercial bem no centro de Tóquio. Como a grande maioria das vias urbanas desta metrópole, esta é uma rua repleta de pessoas e edifícios. O mundaréu de construções que se amontoam pelas ruas de Tóquio, frequentemente minúsculas, são resultado direto do valor exorbitante da terra e de uma demanda absurdamente alta. De fato, não é difícil encontrar lotes que foram subdivididos sucessivas vezes, até a dimensão mínima permitida por lei, resultando em estreitas faixas de terra de apenas dois metros de frente.

Casa de 1,80 m de largura / YUUA - Imagem 7 de 18
© Goro Mizukami

Trabalhar em terrenos como este é um verdadeiro desafio para os arquitetos, mas também uma possibilidade de tornar a nossa cidade ainda mais eficiente, densa e compacta. Além disso, pequenos projetos como este permitem que clientes com faixas de renda mais baixas possam ter acesso às melhores localizações da cidade, evitando parcialmente processos de gentrificação.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Casa de 1,80 m de largura / YUUA" [1.8M Width House / YUUA] 22 Jul 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/898658/casa-de-180-m-de-largura-yuua-architects-and-associates> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.