Arquitetura e engenharia civil entre as profissões que não estão contratando no Brasil

O portal online da revista Exame publicou uma lista das profissões e cargos que "estão em baixa no Brasil", segundo o número de contratações no primeiro trimestre de 2018. A matéria aponta a redução de custos e a introdução de novas tecnologias entre os principais fatores que vêm causando a diminuição da demanda por alguns profissionais.

Segundo o IBGE, o desemprego até o mês de maio deste ano atingia a cifra de 12,7%, enquanto que o Índice de Medo do Desemprego, medido pela CNI em junho, ficou acima da média histórica. Os profissionais mais afetados são os das áreas de marketing e engenharia civil.

Na primeira, o motivo principal da redução das contratações é migração das mídias tradicionais para as plataformas online. A função não desapareceu, mas passou por uma importante transformação e tem exigido adaptação por parte dos profissionais. Já para os engenheiros civis, a falta de oferta de emprego tem a ver, segundo a matéria, com a crise financeira e a Operação Lava Jato. De acordo com a reportagem, "desde 2015, as principais empreiteiras do setor perderam R$ 55 bilhões em faturamento, levando a cortes de custo e redução no quadro de funcionários."

A arquitetura também aparece na lista das profissões que vêm contratando menos e, segundo a consultoria Stato, contatada pela Exame para a reportagem, isso se deve à "redução de custos e falta de novos projetos" no setor, que é atingido também, em parte, pelos mesmos fatores que vêm causando as baixas na engenharia civil.

Leia a reportagem completa e conheça quais são as outras profissões e cargos que tiveram diminuição do número de contratações no Brasil.

Sobre este autor
Cita: Equipe ArchDaily Brasil. "Arquitetura e engenharia civil entre as profissões que não estão contratando no Brasil" 23 Jul 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/898633/arquitetura-e-engenharia-civil-entre-as-profissoes-que-nao-estao-contratando-no-brasil> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.