Três anos após incêndio, nova cobertura do Museu da Língua Portuguesa é concluída

Foco de um incêndio que deixou parte da Estação da Luz em ruínas em 2015, o Museu da Língua Portuguesa, localizado dentro da emblemática estação, teve sua nova cobertura concluída esta semana. Construída com quase noventa toneladas de madeira certificada da Amazônia, a nova estrutura do telhado é mais um dos elementos finalizados desta obra que custará, ao fim, cerca de R$ 60 milhões.

Além da cobertura, já foram concluídas as ações de restauração das fachadas e esquadrias; a ala oeste do Museu também já foi terminada. O interior do edifício passará por restauração a partir de setembro deste ano e os planos de conclusão de toda a obra apontam para julho de 2019. 

O projeto de restauro prevê também algumas alterações que garantirão que o novo museu esteja de acordo com as atualizações das normas de segurança. "Nós tivemos um maior rigor nas normas de segurança, equilibrando as duas questões, a preservação de um lado e a atualização da segurança de outro”, destacou o secretário da Cultura do Estado, Romildo de Pinho Campello.

Financiado com verbas captadas pela Lei Rouanet e pelo seguro contra incêndios, o projeto para o museu fará menção ao evento que o destruiu parcialmente, de forma semelhante ao projeto de restauro do Auditório Simon Bolivar, incendiado em 2013. “Haverá [uma menção ao incêndio], assim como há uma referência hoje no Memorial da América Latina, no Auditório Simón Bolívar. Para que a gente não perca de referência, para que nunca mais aconteça”, disse Campello.

Incêndio atinge Museu da Língua Portuguesa

O Museu da Língua Portuguesa, localizado no edifício da Estação de Trens e Metrô da Luz, região central de São Paulo, foi atingido por um incêndio de grandes proporções. Saiba mais, a seguir. Segundo informações do Corpo de Bombeiros, 37 viaturas e 97 homens foram enviados ao local e o incêndio está controlado em fase de rescaldo.

Restauro do Museu da Língua Portuguesa utiliza materiais reciclados do incêndio

Intervenção feita sobre um bem histórico de forma a manter sua identidade e aspectos característicos de época, a arte da restauração tem como objetivo restabelecer a obra original ao máximo, preservando seu valor e sua identidade.

Fonte: Estadão

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Três anos após incêndio, nova cobertura do Museu da Língua Portuguesa é concluída" 21 Jul 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/898629/tres-anos-apos-incendio-nova-cobertura-do-museu-da-lingua-portuguesa-e-concluida> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.