Conheça os 8 estádios da Copa do Mundo no Qatar 2022

A Copa do Mundo de 2022 acontece no Qatar de 21 de novembro a 18 de dezembro e promete maravilhar seus espectadores com seus estádios. São oito projetos no total - alguns deles ainda serão construídos, outros que já existem e estão passando por restauro.

Conheça, a seguir, os projetos dos oito estádios da Copa do Mundo de 2022, apresentados através de rendezições divulgadas pela FIFA em 2020, quando as obras ainda estavam em andamento.

Lusail Stadium

Conheça os 8 estádios da Copa do Mundo no Qatar 2022 - Imagem 3 de 15
Estádio Lusail. Cortesia do Comitê de Execução e Legado

O estádio que recebe as cerimônias de abertura e encerramento, além da própria final, está sendo construído junto à própria cidade que o abriga: Lusail. Uma empreitada de 45 bilhões de dólares está levantando toda a infraestrutura ao redor do principal estádio da Copa de 2022, localizado a 15km da capital, Doha. Dessa maneira, seu projeto foi pensado para ser o centro principal deste novo ponto no mapa do Qatar. Com capacidade para 86 mil pessoas, ele é assinado em conjunto pelos escritórios Manica Architecture e Foster + Partners.

Conheça os 8 estádios da Copa do Mundo no Qatar 2022 - Imagem 4 de 15
Estádio Lusail. Cortesia do Comitê de Execução e Legado

Al Bayt

Conheça os 8 estádios da Copa do Mundo no Qatar 2022 - Imagem 5 de 15
Estádio Al Bayt. Cortesia do Comitê de Execução e Legado

O estádio de Al Bayt, na cidade de Al Khor, traz como inspiração o formato de tendas beduínas feitas em lona chamadas Bayt Al Sha’ar — de onde também ganha seu nome. Elas eram usadas por povos nômades que historicamente habitaram a região do Qatar.

Conheça os 8 estádios da Copa do Mundo no Qatar 2022 - Imagem 6 de 15
Estádio Al Bayt. Cortesia do Comitê de Execução e Legado

A cor preta predominante do estádio ganha contraste com listras brancas horizontais ao seu redor, que nas tendas originais eram uma forma de demonstrar à qual tribo ou família ela pertencia. Seu interior, em vermelho, também mimetiza o efeito das tendas. Dos oito estádios, é o maior: tem espaço para 60 mil pessoas, e vai receber uma das semi-finais. O Estádio foi projetado pela Aspire Zone Foundation.

Ras Abu Aboud

Conheça os 8 estádios da Copa do Mundo no Qatar 2022 - Imagem 7 de 15
Estádio Ras Abu Aboud. Feito com contêiners, estádio terá capacidade para 40 mil pessoas. Cortesia do Comitê de Execução e Legado

O projeto do estádio Ras Abu Aboud, assinado pelo escritório espanhol Fenwick Iribarren Architects, já deu o que falar antes mesmo de começar a ser erguido: feito a partir de contêineres reciclados, sua construção é rápida e permite que o estádio possa ser desmontado e transportado para outro local após o evento.

Quarenta mil espectadores poderão assistir às partidas na edificação. O Ras Abu Aboud ficará em um terreno à beira-mar de 450 mil m². Sua construção será feita a partir de uma série de blocos modulares que remetem ao entorno portuário do estádio.

Al Thumama

Conheça os 8 estádios da Copa do Mundo no Qatar 2022 - Imagem 2 de 15
Estádio Al Thumama. Cortesia do Comitê de Execução e Legado

Um dos principais estádios da futura Copa, o Al Thumama tem o design carregado de cultura árabe. Desenhado pelo arquiteto catariano Ibrahim Jaidah, sua fachada é inspirada na trama da gahfiya, uma touca branca que compõe o vestuário masculino tradicional muçulmano. Sua simbologia é ligada às virtudes da dignidade e liberdade, que no projeto também se relacionam ao próprio Qatar.

Localizado a 12 km da capital Doha, o estádio terá espaço para 40 mil espectadores. Outro destaque fica por conta do seu sistema de climatização. Mantendo a temperatura interna de 18ºC durante todo ano, possibilitando seu uso em todas as estações.

Al Wakrah

Conheça os 8 estádios da Copa do Mundo no Qatar 2022 - Imagem 8 de 15
Estádio Al Wakrah. © ZHA

Projetado pelo escritório Zaha Hadid Architects, o Al Wakrahfoi projetado para lembrar as tradições marítimas locais, usando ondas na cobertura e madeira no interior, produzindo o efeito de estar dentro de um barco. Os arcos da estrutura da cobertura chegam a ter 230 metros de comprimento. O estádio terá capacidade para 40 mil pessoas, se localiza na cidade de Al-Wakrah e receberá jogos até as quartas de final.

Conheça os 8 estádios da Copa do Mundo no Qatar 2022 - Imagem 9 de 15
Estádio Al Wakrah. © ZHA

Al Rayyan

Conheça os 8 estádios da Copa do Mundo no Qatar 2022 - Imagem 10 de 15
Estádio Al Rayyan. Cortesia do Comitê de Execução e Legado

Assinado em parceria pelos escritórios AECOM, Ramboll e Pattern Design o estádio com capacidade para 40 mil pessoas traz como destaque padrões tradicionais árabes na fachada que lembram o próprio relevo do país. Ele se localiza na cidade homônima, nos subúrbios desérticos de Doha, onde antes ficava o estádio Ahmed Bin Ali. O Al Rayyan tem painéis fotovoltaicos para otimizar seu consumo de energia através da produção própria de energia solar.

Conheça os 8 estádios da Copa do Mundo no Qatar 2022 - Imagem 11 de 15
Estádio Al Rayyan. Cortesia do Comitê de Execução e Legado

Qatar Foundation

Conheça os 8 estádios da Copa do Mundo no Qatar 2022 - Imagem 12 de 15
Estádio Qatar Foundation. Cortesia do Comitê de Execução e Legado

Também conhecido como Education City Stadium, o centro esportivo foi construído para inspirar conhecimento e educação — afinal, se localiza ao redor das melhores universidades do Qatar, em Doha. Da capacidade total de 40 mil pessoas, metade será destinada ao público de países em desenvolvimento, como forma de estímulo. Sua forma lembra um diamante, refletindo o sol durante o dia e irradiando luz à noite. O projeto é parceria de RFA Fenwick Iribarren Architects e Astad Project Management.

Conheça os 8 estádios da Copa do Mundo no Qatar 2022 - Imagem 13 de 15
Estádio Qatar Foundation. Cortesia do Comitê de Execução e Legado

Khalifa International Stadium

Conheça os 8 estádios da Copa do Mundo no Qatar 2022 - Imagem 14 de 15
Khalifa International Stadium. Cortesia do Comitê de Execução e Legado

O Khalifa International Stadium foi um dos estádios a serem renovados para a Copa de 2022, com projeto da Aspire Zone Foundation. Construído em 1976, é um dos mais tradicionais centros esportivos do país, tendo já sediado uma série de eventos internacionais. Depois da reforma, o estádio ganhou contornos mais atuais e fluidos. Internamente, todas a área do público é protegidas por uma espécie de dossel que, junto a outras ferramentas de resfriamento, garantirão o controle climático.

Conheça os 8 estádios da Copa do Mundo no Qatar 2022 - Imagem 15 de 15
Khalifa International Stadium. Cortesia do Comitê de Execução e Legado

As imagens que acompanham este artigo são renderizações divulgadas pela organização do evento e pelos escritórios de arquitetura ainda em 2020, quando os estádios estavam em obras. Você também pode conferir os projetos construídos, acompanhados de fotografias atualizadas.

Publicado originalmente em 19 de julho de 2018. Atualizado em 25 de novembro de 2022. Via Haus / Gazenta do Povo.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Aléxia Saraiva. "Conheça os 8 estádios da Copa do Mundo no Qatar 2022" 11 Jan 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/898465/conheca-os-8-estadios-da-copa-do-mundo-no-qatar-2022> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.