Shigeru Ban trabalha com voluntários para construir abrigos temporários para vítimas das inundações no Japão

O arquiteto vencedor do Prêmio Pritzker, Shigeru Ban, conhecido por seus projetos humanitários ao redor do mundo, convocou a participação de arquitetos voluntários através de sua rede "Voluntary Architects’ Network" (VAN) para ajudar as vítimas das recentes inundações no sul do Japão. Até o momento, pelo menos 210 pessoas foram mortas por inundações e deslizamentos ocorridos na semana passada, e para piorar, uma forte onda de calor têm prejudicado ainda mais os esforços das equipes de resgate.

Shigeru Ban e os membros da VAN tem trabalhado em colaboração com estudantes voluntários para construir sistemas de divisórias com tubos de papelão nos centros de acolhida às vitimas das enchentes. Estas estruturas temporárias foram concebidas para oferecer maior privacidade para as famílias acolhidas, configurando unidades modulares de quatro metros quadrados.

Shigeru Ban trabalha com voluntários para construir abrigos temporários para vítimas das inundações no Japão - Mais Imagens+ 2

Cortesia de Voluntary Architects' Network
Cortesia de Voluntary Architects' Network

É nosso compromisso enquanto profissionais arquitetos melhorar os espaços de vida. Estamos apenas fazendo nosso trabalho.
-Shigeru Ban

Os sistemas estão sendo construídos em ginásios e estruturas provisórias de acolhimento às vitimas na área afetada, incluindo as 100 unidades instaladas no mercado público da cidade de Sonogashi e outras 300 unidades em Hiroshima. Montado em apenas algumas horas, o processo é bastante simples, envolvendo a abertura de furos nos suportes de tubo para criar uma estrutura rígida de papelão, a qual suporta divisórias de tecido que separam cada uma das unidades de dois por dois metros.

Cortesia de Voluntary Architects' Network
Cortesia de Voluntary Architects' Network

O esforço da equipe do escritório de Shigeru Ban com a colaboração da VAN nos faz lembrar de toda a operação organizada pelo arquiteto após o terrível terremoto de 2011, quando 1800 unidades foram instaladas em 50 abrigos e também em 2016, quando foram instaladas 2000 unidades na cidade de Kumamoto.

Cortesia de Voluntary Architects' Network
Cortesia de Voluntary Architects' Network

O arquiteto japonês também esteve trabalhando por sua causa humanitária em diversos outros países. Após o devastador terremoto de 2017 na cidade do México, Shigeru Ban visitou as áreas afetadas e se envolveu com autoridades, arquitetos e estudantes para orientar as ações e projetos humanitários na região. No mesmo ano, ele assinou um acordo com a UN-Habitat para desenvolver o projeto de 20.000 casas para refugiados no Quênia. Em 2016, ele viajou ao Equador para auxiliar as autoridades após um terremoto de magnitude 7,8 que acabou com a vida de 650 pessoas.

Via: Shigeru Ban Architects, Voluntary Architects' Network

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Walsh, Niall. "Shigeru Ban trabalha com voluntários para construir abrigos temporários para vítimas das inundações no Japão" [Shigeru Ban Creates Temporary Shelter System for Japanese Flooding Victims] 20 Jul 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/898357/shigeru-ban-trabalha-com-voluntarios-para-construir-abrigos-temporarios-para-vitimas-das-inundacoes-no-japao> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.