Casa Ishibehigashi / ALTS DESIGN OFFICE

Casa Ishibehigashi / ALTS DESIGN OFFICE - Mais Imagens+ 22

  • Arquitetos: ALTS DESIGN OFFICE; ALTS DESIGN OFFICE
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  122
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Kenta Kawamura
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Lixil Corporation, Nagoya Mosaic, Panasonic, Prairie, Sanwa
Mais informaçõesMenos informações
© Kenta Kawamura

Descrição enviada pela equipe de projeto. Um casal decidiu comprar um terreno numa zona em desenvolvimento. O terreno é cercado por um generoso campo e um pouco mais distante, passa o trem. Apesar dessa paisagem idílica, o terreno tinha proporções alongadas, com 7 por 23 metros. 

© Kenta Kawamura

As casas do entorno têm pequenas fachadas frontais, graças ao terreno alongado, o que resulta em uma construção apertada e com pouco espaço. A área é cercada por cenas da natureza, então, achei que se as casas fossem implantadas próximas umas das outras, teríamos menos espaço útil externo, o que seria uma grande perda para o projeto. Dessa forma, busquei, com o desenvolvimento do projeto, uma forma de criar mais espaços abertos. 

Planta - Térreo

Como uma forma de se conectar com o exterior, nós desenvolvemos nosso conceito: implantar um corredor ajardinado. A casa é alongada, então nós projetamos uma área comum com chão de terra, que era comum nas antigas casas japonesas, e a dividimos em duas partes, a passagem, que era a área comum, e a área privativa. 

© Kenta Kawamura

Organizamos o layout de forma que os moradores possam acessar as áreas pela passagem. Ao instalar uma abertura na parte superior desta passagem, as janelas foram removidas do campo de visão dos moradores, para que a privacidade possa ser garantida. Ao mesmo tempo, com a luz entrando pela abertura zenital, nós conseguimos criar uma ambiência que se parece com a área externa. 

Fachada e Corte

Ao usar os mesmos acabamentos na entrada e na área de passagem, o interior fica ambientado com os espaços externos. Parece que as áreas externas permeiam as internas. Ao olhar para o teto da área comum, é possível observar que as vigas estão alinhadas. Além disso, elas projetam sombras na área privativa, as quais mudam de forma conforme o sol ao longo do dia. O corredor de passagem, visto da área de estar, é preenchido por uma luz suave. O espaço muda gradualmente com o tempo, permitindo diferentes experiências. Espero que este seja um espaço que enriqueça a vida da família que mora aqui.  

© Kenta Kawamura

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Ishibehigashi / ALTS DESIGN OFFICE" [Ishibehigashi House / ALTS DESIGN OFFICE] 18 Jul 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/898340/casa-ishibehigashi-alts-design-office> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.