Arranha-céu mais alto da Europa está perto de ser concluído em São Petersburgo

O Lakhta Center, um complexo de 400 mil metros quadrados que inclui o maior arranha-céu da Europa, está próximo de sua conclusão em São Petersburgo. Projetado pela RMJM (com a equipe de criação liderada por Tony Kettle), o complexo representa um novo marco no noroeste da cidade — uma área no litoral do Golfo da Finlândia, que testemunhou um desenvolvimento significativo nos últimos anos com a conclusão do Estádio São Petersburgo, um porto de passageiros e diversos parques, incluindo o Parque do 300º Aniversário de São Petersburgo.

A obra central do empreendimento, a Lakhta Center Tower, de 462 metros de altura, não é apenas o prédio mais alto da Europa, mas também o primeiro arranha-céu desta magnitude de São Petersburgo, o segundo arranha-céu torcido mais alto do mundo depois da Shanghai Tower e o arranha-céu mais ao norte do mundo.

Arranha-céu mais alto da Europa está perto de ser concluído em São Petersburgo - Mais Imagens+ 14

Cortesia de Lakhta Center Multifunctional Complex

Cerca de dois terços do espaço de escritórios no Lakhta Center serão ocupados pela sede da Gazprom PJSC, com expectativa de cerca de 8.000 funcionários trabalhando no complexo. Além do espaço para escritórios, a Lakhta Center Tower possui uma plataforma de observação de 360 metros de altura e um restaurante com vista panorâmica, enquanto o restante do complexo inclui um centro científico e educacional, um planetário, uma sala de concertos, um anfiteatro e inúmeras praças públicas. Como tal, o Lakhta Center se tornará um exemplo raro de uma sede multinacional integrada a uma ampla gama de funções públicas.

© Kamil Nureev Cortesia de Lakhta Center Multifunctional Complex

A torre é composta por um conjunto de cinco formas de torres individuais, cada uma contorcendo-se e afunilando-se à medida que a altura cresce — resultando em um giro total da torre de 90 graus da base ao topo. Como descrito pelo arquiteto responsável pelo conceito da torre, Tony Kettle, "a torre foi projetada como uma simples espiral orgânica com movimento assimétrico em sua pele, para ser vista como um marco singular na escala da cidade". Estruturalmente, a torre possui um núcleo central, com cinco níveis "estabilizadores" para distribuir as cargas horizontais em 15 colunas em seu perímetro. Essa estratégia permite que o edifício resista às cargas de vento no local, que podem chegar a 140 quilômetros por hora quando atinge a altura de 400 metros.

Diagrama mostrando o desenvolvimento da forma da Lakhta Center Tower. Imagem Cortesia de Lakhta Center Multifunctional Complex

A segunda grande parte do complexo é um edifício multifuncional de 260 metros de comprimento em forma de bumerangue que contém muitas das funções públicas. Chegando a uma altura máxima de 80 metros, a cobertura e as fachadas inclinadas do edifício foram projetadas para minimizar seu impacto visual, mascarando o tamanho da estrutura.

© Stanislav Zaburdaev Cortesia de Lakhta Center Multifunctional Complex

Os acabamentos externos do Lakhta Center foram agora concluídos, e as obras nos espaços internos encontram-se atualmente em andamento. Todo o complexo deve ser concluído no final deste ano.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Stott, Rory. "Arranha-céu mais alto da Europa está perto de ser concluído em São Petersburgo" [Europe's Tallest Skyscraper Approaches Completion in St Petersburg] 23 Jul 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Moreira Cavalcante, Lis) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/898219/arranha-ceu-mais-alto-da-europa-esta-perto-de-ser-concluido-em-sao-petersburgo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.