Centro comunitário de Dongziguan / gad x line+ studio

Centro comunitário de Dongziguan / gad x line+ studio - Mais Imagens+ 31

  • Projeto Estrutural: Damin Hu, Luxi Qian
  • Projeto De Equipamentos : Daliang Cui, Yueqiang Zhang, Yang Wang
  • Projeto De Paisagismo: Greentown Akin
  • Cliente: Governo da cidade de Changkou no Distrito de Fuyang em Hangzhou
  • Arquiteto Responsável: Fanhao Meng
  • Equipe De Projeto: Min Zhu, Yaliang He, Zhe Cao (Estagiário)
  • Cidade: Hangzhou
  • País: China
Mais informaçõesMenos informações
© Yilong Zhao

Descrição enviada pela equipe de projeto. O novo Centro Comunitário de Dongziguan está localizado no encontro entre a parte velha e nova deste povoado no distrito de Fuyang, na região metropolitana de Hangzhou. O projeto de uso público foi concebido para acolher a comunidade local, promovendo atividades de cunho cultural de forma a proporcionar um espaço de convívio e encontro para a população do bairro.

© Yilong Zhao

O edifício é um grande espaço público coberto construído em dois pavimentos. O térreo encontra-se completamente aberto à cidade e integrado ao entorno, enquanto que o pavimento superior, diretamente conectado ao primeiro, possui um caráter um pouco mais reservado. Esta estrutura comunitária foi planejada para acolher as mais variadas atividades, desde casamentos e funerais até encontros espontâneos e reuniões sociais dos moradores. A permeabilidade do espaço serve para integrar o edifício ao entorno do bairro, convidando os pedestres a entrar e compartilhar esta experiência com seus vizinhos. A ampla cobertura, acolhe o programa do edifício e serve para integrar este "pequeno universo de atividades".

Ao contrário da maioria dos centros comunitários modernos construídos na região, os quais acabaram abandonados por abrigarem programas definidos e limitados, este projeto procura configurar espaços indefinidos, sempre aberto à acolher a vitalidade das ruas e suas atividades mais espontâneas. Com uma organização espacial fluida, o edifício se materializa segundo os métodos construtivos mais tradicionais, sendo facilmente reconhecido e apropriado pelos moradores locais.

Como um espaço público aberto a todos os moradores de Dongziguan, o projeto do Centro Comunitário espera acolher a diversidade, a riqueza e a sutileza da vida cotidiana deste pequeno vilarejo chinês. Das partidas de xadrez e carteado até um breve encontro entre vizinhos, o contexto da vida cotidiana é incorporado e acolhido ao longo de uma série de pequenos espaços abertos e semi-abertos dentro do edifício.

Planta - 1º pavimento

As pessoas podem atravessar o edifício livremente, cortando caminho entre as ruas do bairro ou parando para descansar à sombra de sua grande cobertura que faz a mediação entre o espaço exterior e interior. Por estar sempre aberto, o vento, a luz e a natureza do bairro tornam-se o pano de fundo deste aconchegante Centro Comunitário. Durante os eventos mais importantes, como reuniões, peças de teatro, casamentos ou funerais, o espaço pode ser reorganizado e integrado através de um layout flexível.

© Yilong Zhao

Este grande espaço público encontra-se protegido por uma ampla cobertura de estrutura mista em madeira e aço. Uma série de aberturas zenitais foram introduzidas nos diferentes planos da cobertura para favorecer a iluminação natural dos espaços interiores. Seus generosos beirais acabam ampliando a área do edifício e acolhendo ainda mais pessoas em dias de muito sol ou muita chuva.

A sua combinação de espaços de pequena escala e corredores com diferentes pé direitos faz com que a experiência espacial deste edifício seja rica e tridimensional. Os volumes de tijolos foram dispostos desencontrados uns dos outros, criando um percurso sinuoso que vai revelando diferentes espaços a medida que as pessoas se deslocam pelo interior. É um espaço sempre surpreendente e construído com materiais de construção e mão de obra local, enraizando este importante espaço comunitário no mais profundo âmago da comunidade local.

Corte perspectivado

A inclusão dos moradores no desenvolvimento e construção do projeto permitiu que toda a comunidade valorizasse ainda mais esta nova infra-estrutura pública. O Centro Comunitário foi concebido como um local de convívio e construção de memórias coletivas, desde o primeiro esboço até a execução da obra. Com isso, o  envolvimento da população com o projeto estimulou ainda mais o convívio entre os moradores da vizinhança, criando novas conexões espontâneas e promovendo ainda mais a integração da comunidade local.

© Yilong Zhao

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Dongziguan, Distrito de Fuyang, Hangzhou, Zhejiang, China

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Centro comunitário de Dongziguan / gad x line+ studio" [Dongziguan Villagers' Activity Center / gad x line+ studio] 13 Jul 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/898124/centro-comunitario-de-dongziguan-gad-x-line-plus-studio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.