Arquitetura flexível: uma tenda retrátil em bambu que pode ser facilmente transportada

Tradição e inovação. Esses são as duas palavras que movem as oficinas Bamboo U. Após o estudo de antigas tendas (yurts) da Mongólia, os participantes do Bamboo U, um curso de design e construção em Bali, repetiram a ideia em uma estrutura de bambu que pudesse ser dobrada como um guarda-chuva e pudesse ser instalada em um instante. Sob a orientação do mestre construtor alemão Jörg Stamm, os alunos construíram o primeiro protótipo de tenda retrátil em Bali durante a última edição do Bamboo U em abril.

© Tommaso Riva

A estrutura é feita com bambus da espécie phyllostachys, encontrada facilmente em Bali, também conhecida como bambu jajang. Possui um diâmetro médio de 5 centímetros e 8 metros de comprimento utilizável. A estrutura foi pré-montada no chão usando um gabarito de metal parametricamente projetado. Aumentando os espaçamentos entre cada interseção, a partição da estrutura recebeu uma ligeira inclinação, criando um perfil esteticamente interessante. A triangulação é introduzida através de uma roda de bicicleta reciclada no topo da estrutura hiperbólica recíproca, com uma corda entrelaçada na junção da partição e a cobertura. A estrutura inteira abre-se livremente até que o cabo atinja um estado de tração. Variações de seu comprimento permitem a adaptação do perfil da tenda.

© Tommaso Riva

Feita em bambu, a estrutura é extremamente leve e econômica. Uma vez recolhida, cabe facilmente em um contêiner de transporte. Por essa razão, poderia ser uma solução ideal para abrigos temporários para vítimas de desastres naturais em regiões tropicais. Embora a variedade de aplicações práticas de tais estruturas modulares seja infinita, também são as oportunidades que a versatilidade do bambu nos oferece. Junte-se ao Bamboo U para aprender a projetar e construir com este extraordinário material sustentável.

Os cursos Bamboo U Build & Design são experiências educacionais imersivas no coração de Bali, na Indonésia. O programa fornece aos alunos uma base na construção em bambu para auxiliar seus trabalhos como designers, arquitetos, engenheiros, desenvolvedores, empreendedores e defensores do meio ambiente. O Bamboo U Campus está localizado ao lado do escritório da Ibuku e da fábrica de bambu, e fica a uma curta distância da Green School. Seu currículo detalhado abrange botânica, artesanato tradicional, engenharia, design biofílico e os fundamentos da arquitetura de bambu sustentável. Cada tópico é apoiado por palestras teóricas e workshops e cada edição oferece a oportunidade de construir estruturas em grande escala com a colaboração de especialistas em bambu. Para saber mais sobre o programa, visite o site!

© Tommaso Riva
Sobre este autor
Cita: de Laage, Jules. "Arquitetura flexível: uma tenda retrátil em bambu que pode ser facilmente transportada" [A Bamboo Yurt you can fold and move] 09 Jul 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/897912/arquitetura-flexivel-uma-tenda-retratil-em-bambu-que-pode-ser-facilmente-transportada> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.