Igreja tombada é suspensa 31 metros acima do solo durante obras da Cidade Matarazzo

Anunciado em 2016, o complexo Cidade Matarazzo está em obras nos arredores da Avenida Paulista, em São Paulo. Além de uma torre projetada por Jean Nouvel, o conjunto conta com a recuperação do antigo Hospital Matarazzo e Igreja de Santa Luzia, ambos tombados pelo Condephaat – Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo.

Para proteger a estrutura da igreja durante as movimentações de terra, a equipe de engenharia responsável pelo empreendimento do Grupo Allard realizou um delicado procedimento para manter o edifício de mil e duzentas toneladas suspenso 31 metros acima do solo. 

Em vez de estacas, a equipe usou uma perfuratriz de baixa percussão, evitando qualquer rachadura na antiga estrutura. Oito grandes pilares de 54 metros de profundidade foram concretados sob a igreja que, agora suportada pelo novo conjunto estrutural, teve seu solo rebaixado em 31 metros.

O espaço abaixo da Igreja de Santa Luzia, cujas fundações originais não ultrapassavam um metro e meio de profundidade, será ocupado por oito pavimentos subterrâneos, cinco dos quais servirão como estacionamento e os demais receberão áreas de apoio ao hotel desenhado por Nouvel. 

“O parque do Matarazzo é uma sobrevivência. Diria até mais do que uma sobrevivência, é um oásis. É o lugar de uma urbanização calma. É o lugar de árvores incríveis: fícus, talaumas. E este hospital no meio é uma espécie de pequena cidade, muito bem organizada com seus pátios. Ao redor disso, uma cidade tumultuada. O que é interessante é trabalhar a partir da memória do lugar”, comenta Jean Nouvel.

Obras do complexo Cidade Matarazzo em dezembro de 2017. Imagem: Cidade Matarazzo. Via Instagram

Memória mantida através de grandes esforços da equipe de engenharia liderada por Maurício Bianchi, que, além de realizar a virtuosa tarefa de fazer flutuar a antiga estrutura, também precisou catalogar e remover todo o piso da Igreja para evitar possíveis danos durante as movimentações de terra. As peças removidas serão, ao fim, reinstaladas de acordo com a posição original.

Indagado sobre eventuais prejuízos ao edifício tombado, Bianchi afirma que "o resultado é impecável. Apesar da estrutura de tijolos antigos, não houve absolutamente nenhum dano."

Fonte: Folha de S. Paulo

Jean Nouvel divulga projeto para a Cidade Matarazzo em São Paulo

O escritório francês Ateliers Jean Nouvel acaba de divulgar seu mais recente projeto: uma torre de vinte e quatro pavimentos localizada próximo à Avenida Paulista, em São Paulo. O arranha-céu, intitulado Torre Rosewood, faz parte do complexo Cidade Matarazzo, idealizado pelo Grupo Allard, e abrigará um hotel e também unidades residenciais.

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Igreja tombada é suspensa 31 metros acima do solo durante obras da Cidade Matarazzo" 06 Jul 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/897675/igreja-tombada-e-suspensa-31-metros-acima-do-solo-durante-obras-da-cidade-matarazzo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.