AP Kiko / BARRA Arquitetos

AP Kiko / BARRA Arquitetos - Bancada, Cozinha, CadeiraAP Kiko / BARRA Arquitetos - PrateleiraAP Kiko / BARRA Arquitetos - MesaAP Kiko / BARRA Arquitetos - Mesa, Bancada, Sofá, Cozinha, Cadeira, VigaAP Kiko / BARRA Arquitetos - Mais Imagens+ 23

  • Arquitetos: BARRA Arquitetos; BARRA Arquitetos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  105
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Marcelo Donadussi
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Eliane, Faro Design, Mezas
  • Colaboradores: CasaNova Engenharia Ltda
  • Marcenaria: Residencial Móveis
  • Serralheria: Milton Baltazar
  • Equipe: Conrado Silva, Eduardo Kopittke, Fernanda Moreira, Gabriel Teixeira, Juliano Rodrigues e Rodrigo Leães
  • Cidade: Porto Alegre
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
AP Kiko / BARRA Arquitetos - Sofá, Mesa, Prateleira, Viga
© Marcelo Donadussi

Descrição enviada pela equipe de projeto. Projeto de arquitetura de interiores realizado pelo BARRA Arquitetos, o AP Kiko é uma renovação de um duplex de 105 m² em Porto Alegre, Brasil. O primeiro pavimento do imóvel possuía, originalmente, uma planta típica de imóveis compartimentados de espaços segregados que abrigam usos específicos: dois quartos com uma sala extremamente reduzida, inadequados para recepção de convidados.

AP Kiko / BARRA Arquitetos - Prateleira
© Marcelo Donadussi

Já o segundo pavimento era uma sala única e espaçosa com churrasqueira conectada a um terraço, mas sem os equipamentos necessários para o seu uso pleno. Além da adequação e integração das áreas de convívio do apartamento, o cliente mencionou uma outra grande necessidade: ao passo que paredes iriam ser demolidas para a ampliação dos ambientes de socialização, era preciso achar uma maneira de contemplar um grande acervo de quadros e objetos decorativos.

AP Kiko / BARRA Arquitetos - Prateleira
© Marcelo Donadussi

AP Kiko / BARRA Arquitetos - Mesa, Bancada, Sofá, Cozinha, Cadeira, Viga
© Marcelo Donadussi

Com a transformação de um dos quartos em espaço social, a sala acabou se configurando como um espaço em “L”, que levou à disposição do estar social em um dos apêndices e a do espaço de jantar no outro, mais próximo à cozinha. Uma nova escada foi projetada na intersecção de ambas as áreas e consiste em um elemento compositivo primordial para o projeto. Uma vez que o cliente é um fotógrafo, uma sala de revelação fotográfica foi colocada dentro da escada fechada.

AP Kiko / BARRA Arquitetos - Mesa, Sofá, Cadeira, Viga, Janela
© Marcelo Donadussi

A cozinha, antes um espaço segregado em relação ao resto do apartamento, agora se abre para a sala. Espaços de serviço como a lavanderia foram reduzidos, de modo a maximizar o espaço da cozinha e permitir que esta área também adquirisse um caráter de socialização. O pavimento superior, que contava com uma churrasqueira e uma conexão com o terraço, foi equipado com um mobiliário de fácil rearranjo para diferentes ocasiões.

AP Kiko / BARRA Arquitetos - Bancada, Cozinha, Cadeira
© Marcelo Donadussi

Um sistema de grelhas e prateleiras metálicas foi pensado para ambos os pavimentos do apartamento de modo a preservar o protagonismo dos quadros e objetos decorativos do cliente. Para que isso se concretizasse, a paleta de materiais escolhida para o projeto foi sóbria e equilibrada, resumindo-se a chapas metálicas pretas, madeira e concreto.

AP Kiko / BARRA Arquitetos - Mesa, Cadeira
© Marcelo Donadussi

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Porto Alegre, RS, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "AP Kiko / BARRA Arquitetos" 14 Jul 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/897508/ap-kiko-barra-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.