Residência na Lagoa / A4estudio

Residência na Lagoa / A4estudio - Mais Imagens+ 13

Manantiales, Uruguai
  • Arquitetos: A4estudio; A4estudio
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1000
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Cosentino, Hunter Douglas, Hansgrohe, Aluar, JOHNSON
  • Colaboradores: Arq Roberto Piña, Arq Luciano Moro.
  • Construção: Spagni: Ingeniería y construcción.
  • Cálculo Estrutural: Eng. Alberto Catañy.
  • Direção Técnica: A4estudio
  • Coordenação Da Obra: Arq Alejandro Crosa.
  • Cidade: Manantiales
  • País: Uruguai
Mais informaçõesMenos informações
Cortesía de A4estudio

Descrição enviada pela equipe de projeto. A residência está localizada em Manantiales, a dois quilômetros da praia em um bairro privado com vista para a lagoa branca. O terreno de 60 metros de frente e 90 de fundos é acessado pela parte mais baixa que sobe mais de 9 metros em todo seu desenvolvimento longitudinal em um declive aproximado de 10%.

Cortesía de A4estudio
Esquema 01
Cortesía de A4estudio

Pensada como um casa de fim de semana, duas condições foram apresentadas como as mais determinantes: a primeira, conseguir um espaço externo que articulasse as atividades ao ar livre mas que mantivesse uma relação visual controlada com os vizinhos e que permitisse visões diretas da lagoa. A segunda, organizar o programa alcançando independência e privacidade entre os visitantes, além de possibilitar um uso mais eficiente dos recursos, integrando ou não espaços de acordo com o número de pessoas.

Cortesía de A4estudio
Planta - Subsolo
Cortesía de A4estudio

O projeto é implantado na parte alta do terreno (conseguindo uma abertura completa da casa às melhores vistas) sobre uma base que resolve a relação da obra com a vertente natural do terreno e organiza todos os acessos, adega, sala de jogos, sala de máquinas e depósitos.

Cortesía de A4estudio
Cortes
Cortesía de A4estudio

Sobre essa base, a residência está organizada em pavilhões independentes conectados por uma galeria transversal. No extremo sul, o primeiro pavilhão organiza espaços públicos (sala de estar, jantar, cozinha, galeria e serviços), no extremo norte, o segundo, organiza espaços íntimos para visitantes (dormitórios), finalmente, no centro e um nível acima dos outros, o terceiro pavilhão organiza uma ampla suíte com academia para os proprietários da casa.

Planta - Térreo

A piscina que adquire uma identidade comparável ao restante dos pavilhões e que tem vista para o térreo acaba por formar um grande espaço de relações externas, confinado tanto pelos pavilhões nas extremidades como pela galeria de conexão transversal possibilitando a ventilação natural, a desejada privacidade com relação aos vizinhos e uma abertura total para a paisagem.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência na Lagoa / A4estudio" [Casa en la Laguna / A4estudio] 02 Jul 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/897391/residencia-na-lagoa-a4estudio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.