Centro Esportivo Wifaq / Groupe3 Architectes

Centro Esportivo Wifaq / Groupe3 Architectes - Imagem 2 de 23Centro Esportivo Wifaq / Groupe3 Architectes - Imagem 3 de 23Centro Esportivo Wifaq / Groupe3 Architectes - Imagem 4 de 23Centro Esportivo Wifaq / Groupe3 Architectes - Imagem 5 de 23Centro Esportivo Wifaq / Groupe3 Architectes - Mais Imagens+ 18

  • Arquitetos Responsáveis: Omar Tijani, Skander Amine
  • Equipe: Louis Maugin, Marie Aberki, Mutsuko Sato
  • Paisagismo: Atelier Bertrand Houin
  • Cliente: Groupe CDG
  • Programa: Equipamento desportivo: piscina semi-olímpica, pavilhão desportivo, spa, ginásio, club house
  • Cidade: Rabat
  • País: Marrocos
Mais informaçõesMenos informações
Centro Esportivo Wifaq / Groupe3 Architectes - Imagem 14 de 23
© Fernando Guerra | FG+SG

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado no coração do distrito de Souissi, em Rabat, o clube Wifaq é beneficiado por um rico patrimônio paisagístico. Ao entrar, o visitante encontra-se em um determinado local, aberto e arborizado, que proporciona uma sensação de bem-estar favorável à prática de esportes ao ar livre. Cercado por árvores densas e altas, o local é introvertido, protegido de seu ambiente imediato. O paisagismo reflete o passado agrícola dos subúrbios de Rabat, cujos vestígios ainda estão presentes na área que é, de fato, caracterizada por suas árvores altas.

Centro Esportivo Wifaq / Groupe3 Architectes - Imagem 4 de 23
© Fernando Guerra | FG+SG

Árvores frutíferas e jacarandás embelezam os diferentes espaços dedicados a vários esportes e se encaixam naturalmente nesta composição. O ambiente construído, portanto, cria um universo original, protegido em sua paisagem. Esse conjunto coerente, acompanhado por edificações modestas espalhadas pelo local, foi convertido e adensado para acomodar novos recursos a fim de fortalecer e diversificar a oferta comercial do clube. Para acomodar essas novas atividades sem degradar os valores originais do terreno, sugerimos uma resposta direcionada e medida, respeitosa tanto da memória do clube quanto do ambiente predominantemente residencial.

Centro Esportivo Wifaq / Groupe3 Architectes - Imagem 9 de 23
© Fernando Guerra | FG+SG
Centro Esportivo Wifaq / Groupe3 Architectes - Imagem 23 de 23
Diagrama Paisagismo
Centro Esportivo Wifaq / Groupe3 Architectes - Imagem 12 de 23
© Fernando Guerra | FG+SG

A principal questão relativa à nossa intervenção foi a forma de santificar este lugar e proteger as relíquias da paisagem, organizando as condições do seu desenvolvimento. Para tanto, adensamos a metade norte do local para preservar a qualidade da paisagem da metade sul e suas quadras de tênis reabilitadas, escavando o solo para construir volumes altos e inserir as arquibancadas do pátio central imaginando uma área de estacionamento com vegetação em frente à rua. O projeto arquitetônico e paisagístico ajudou a promover a herança do clube Wifaq, ao mesmo tempo em que deu novas ambições em termos de programação, identidade visual e experiência espacial.

Centro Esportivo Wifaq / Groupe3 Architectes - Imagem 2 de 23
© Fernando Guerra | FG+SG
Centro Esportivo Wifaq / Groupe3 Architectes - Imagem 21 de 23
Cortes
Centro Esportivo Wifaq / Groupe3 Architectes - Imagem 5 de 23
© Fernando Guerra | FG+SG

Neste jardim de esportes e bem-estar, a memória do clube e do bairro é honrada e respeitada. Mesmo os equipamentos esportivos mais estruturantes são integrados da maneira mais suave e natural possível para evitar atrapalhar a magia e a serenidade do local. Um cuidado especial é dado à luz natural e à obsessão pela horizontalidade expressa por telhados planos brancos e balanços de diferentes materiais (fachadas feitas de pedra martelada de Khenifra e lâminas de madeira) elementos contribuem para a criação de um novo espaço contemporâneo e enraizado na sua história.

Centro Esportivo Wifaq / Groupe3 Architectes - Imagem 15 de 23
© Fernando Guerra | FG+SG

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Rabat, Marrocos

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Centro Esportivo Wifaq / Groupe3 Architectes" [Wifaq Sport Center / Groupe3 Architectes] 02 Jul 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/897374/centro-esportivo-wifaq-groupe3-architectes> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.