Residência PS / Guillot Arquitectos

Residência PS / Guillot Arquitectos - Mais Imagens+ 17

Tijuana, México
  • Arquitetos: Guillot Arquitectos; Guillot Arquitectos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  480
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Lizeth Aviles
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Aluskin, Cemex, Enphase, Grupo Basica, Ladrillera Mecanizada, Suniva, Ternium Multytecho
  • Equipe De Trabalho: Diego Cuevas, Alba Quezada
  • Construção: ARVECO
  • Cálculo De Estruturas: Eng. Herminio Gonzalez
  • Paisagismo: Angelina Sotelo
  • Decoração Interior: Border Creations
  • Equipe De Projeto: Ramon Guillot, Iza Loyola, Renee Perez
  • Cidade: Tijuana
  • País: México
Mais informaçõesMenos informações
© Lizeth Aviles

Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta residência unifamiliar está localizada no topo de uma colina em uma área residencial de Tijuana, Baja California, México. No terreno, com uma área de 989 metros quadrados, havia uma casa que sofreu sérios danos estruturais, por isso foi impossível resgatá-la; no entanto, alguns dos materiais de construção puderam ser reciclados e reutilizados. O projeto arquitetônico está baseado em duas necessidades essenciais: primeiro, uma distribuição que seja capaz de se integrar em um jardim voltado para o sul e um pátio central, e, em segundo lugar, um pavimento totalmente funcional para acomodar as necessidades dos usuários à medida que envelhecem.

© Lizeth Aviles
Planta - térreo
© Lizeth Aviles

A topografia também teve um papel importante na distribuição do projeto, uma vez que a inclinação descendente fez com que a área pública e o dormitório principal estivessem localizados no nível da rua para facilitar o acesso, e as áreas privadas abaixo do nível da superfície conectadas ao jardim principal; dessa forma, criou-se uma fachada principal mais sutil, porém, interessante.

Corte A

Os materiais exteriores foram escolhidos para que a residência seja duradoura, gerando baixa manutenção e maior eficiência energética. Os materiais que predominam são o concreto aparente e as paredes duplas de tijolos naturais com isolamento. As janelas de vidros duplos com ponte térmica e telhado de metal isolado também contribuem para o conforto térmico da casa. Levando em conta a conscientização ambiental, os sistemas de tratamento de água cinza foram incluídos para manter áreas verdes, além disso, painéis solares foram instalados para atender às necessidades básicas de energia da família.

© Lizeth Aviles

O programa arquitetônico é dividido em dois níveis, no nível da rua, as áreas públicas estão localizadas na frente e o dormitório principal na parte posterior; e no nível inferior estão as áreas privadas. A entrada principal torna-se um espaço de transição que através de um pequeno jardim com uma fonte leva ao hall interior, dando acesso a uma área aberta que inclui sala de estar, sala de jantar e cozinha, tudo isso em comunicação e harmonia direta com o pátio central. 

Planta - pavimento superior

Uma parede de vidro deslizante proporciona uma conexão direta entre as áreas internas e o pátio central, a área de churrasco e a lareira externa, o que resulta em um espaço interior / exterior único, com acesso independente aos banheiros dos visitantes. Como um espaço de transição entre áreas públicas e privadas, existe uma sala familiar que permite a entrada de luz natural dando calor e funcionalidade a este espaço, que tem acesso independente ao pátio central. No dormitório principal é possível obter vistas do jardim sul através de um terraço privado que inclui um banheiro com um grande armário.

© Lizeth Aviles

As escadas espaçosas e confortáveis dão acesso ao nível inferior, que consiste em dois dormitórios, um escritório ou habitação opcional, uma pequena adega e depósito. Cada uma dessas habitações possuem acesso independente ao jardim sul e, por sua vez, ao pátio central através de escadas exteriores.

© Lizeth Aviles

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência PS / Guillot Arquitectos" [PS House / Guillot Arquitectos] 29 Jun 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/897333/residencia-ps-guillot-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.