IBGE disponibiliza gratuitamente série de mapas das áreas urbanizadas do Brasil

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE lançou a publicação Áreas Urbanizadas do Brasil que mapeia as manchas urbanas das grandes cidades brasileiras. Abrangendo as mudanças ocorridas no período entre 2011 e 2015, o trabalho apresenta uma panorama do processo de urbanização recente do país.

O documento é a continuação de um projeto pioneiro realizado pelo Instituto em 2005, porém, agora alinhado com as necessidades dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS e da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, estabelecidos pela Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, realizada em 2015, assim como da Nova Agenda Urbana, pactuada na III Conferência das Nações Unidas sobre Moradia e Desenvolvimento Urbano Sustentável - Habitat III, realizada em 2016.

Os mapeamentos foram realizados com base em imagens de satélite RapidEye de alta resolução e têm como objetivo "fornecer uma perspectiva da urbanização brasileira, de modo a complementar estudos acerca da forma urbana e suas diferenciações regionais, da influência do meio físico (topografia, rios etc.) na conformação das áreas urbanizadas, bem como de estudos focados na identificação de tendências e potenciais vetores de expansão das cidades", afirma a equipe técnica na introdução da publicação. 

A série de mapas está disponível gratuitamente para download na página do IBGE.

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "IBGE disponibiliza gratuitamente série de mapas das áreas urbanizadas do Brasil" 29 Jun 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/897259/ibge-disponibiliza-gratuitamente-serie-de-mapas-das-areas-urbanizadas-do-brasil> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.