Torre Forma Itaim / b720 Fermín Vázquez Arquitectos

Torre Forma Itaim / b720 Fermín Vázquez Arquitectos - Mais Imagens+ 27

Vila Nova Conceição, Brasil
  • Estrutura: Aluízio D’Ávila Engenharia de Projetos
  • Instalações: Green Solutions/Steluti Engenharia/Studio Serradura
  • Construtora: Corporate Participações e Serviços Ltda
  • Promotor: Huma Desenvolvimento Imobiliário /GR Properties /ERC
  • Equipe: Fermin Vazquez, Francesc de Fuentes, Sonia Cruz, Aline Foltran, Marc Pi, Albert Freixes, Gemma Ojea, David Sebastian, Miguel Yurrita
  • Cidade: Vila Nova Conceição
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
© Nelson Kon

Descrição enviada pela equipe de projeto. A torre residencial está situada no Itaim Bibi, um bairro em profunda transformação em São Paulo, que passa do tradicional tecido de residências unifamiliares em extensão horizontal para um skyline de edificações em altura, principalmente habitações que satisfazem uma crescente demanda residencial de uma próspera classe média alta na capital econômica do país.

© Nelson Kon

O edifício conta com 123 apartamentos e é composto por uma torre de 25 níveis sobre uma base de áreas comuns (squash, piscina interior, restaurante, sala social, etc) e estacionamentos. A torre, enormemente condicionada pelas limitações de volumetria impostas pelas normas e exigências estritas de otimização funcional, abriga pequenos apartamentos com amplas varandas individuais. O projeto procura maximizar a esbeltez da peça e se destaca, sem estridências gratuitas, no monótono mar de arranha-céus indiferenciados de São Paulo como uma "singularidade de boas maneiras".

© Nelson Kon

Os pavimentos são articulados em duas baias paralelas e um núcleo central de comunicações que inclui duas baterias de elevadores panorâmicos. As principais aberturas dos apartamentos são orientadas para norte e sul, com varandas profundas para mitigar a intensa radiação solar, enquanto as fachadas leste e oeste, as mais expostas no clima de São Paulo, são resolvidas com a predominância de superfícies opacas protegidas por uma fachada ventilada de peças de cerâmica esmaltadas de grande formato.

© Nelson Kon

Nos lados das varandas, o revestimento cerâmico se tornou elementos vazados que preservam a privacidade das casas e enquadram as vistas a partir do interior. A combinação de cores das peças de revestimento busca a individualização cromática de cada nível, bem como a pesquisa da singularidade que fornece o valor qualitativo diferenciado buscado pelo cliente, que queria especificamente uma torre colorida.

© Nelson Kon

Assim, o edifício se converte numa torre esbelta na qual é possível reconhecer as diferentes unidades habitacionais pela cor e a estrutura que organiza a construção. Nos pavimentos superiores, a extensão do núcleo central e apartamentos maiores finalizam o edifício de forma escalonada para se fundir com o perfil urbano e gerar grandes terraços para o gozo das vistas imbatíveis sobre a cidade.

© Nelson Kon
Fachada Oeste

© Nelson Kon

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:R. Min. Jesuíno Cardoso, 148 - Vila Nova Conceição, São Paulo - SP, 04544-050, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Torre Forma Itaim / b720 Fermín Vázquez Arquitectos" [Torre Forma Itaim / b720 Fermín Vázquez Arquitectos] 27 Jun 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/897144/torre-forma-itaim-b720-fermin-vazquez-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.