O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. CAU/BR reivindica salário mínimo profissional para arquitetos no concurso do Iphan

CAU/BR reivindica salário mínimo profissional para arquitetos no concurso do Iphan

  • 10:00 - 22 Junho, 2018
  • por Equipe ArchDaily Brasil
CAU/BR reivindica salário mínimo profissional para arquitetos no concurso do Iphan
CAU/BR reivindica salário mínimo profissional para arquitetos no concurso do Iphan, Igreja de Santa Rita de Cássia, Paraty, RJ. Image © Rodrigo Soldon, via Flickr. Licença CC BY-ND 2.0
Igreja de Santa Rita de Cássia, Paraty, RJ. Image © Rodrigo Soldon, via Flickr. Licença CC BY-ND 2.0

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo - CAU/BR enviou uma carta aberta à presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, a historiadora Kátia Bogéa, reivindicando remuneração de salário mínimo profissional para os arquitetos que forem selecionados através do concurso nacional lançado na semana passada.

Descontente com o salário oferecido - R$ 5.035,29 - para trabalho como “Técnico I" com jornada de 40 horas semanais, abaixo do mínimo profissional previsto na Lei Nº 4950-A/1966, o presidente do CAU/BR, o arquiteto e urbanista Luciano Guimarães, escreveu à autoridade do Iphan pedindo que a remuneração indicada no edital do certame fosse revista.

A obrigação em seguir o salário mínimo profissional (SMP), no entanto, não se aplica ao Iphan, "uma vez que o Decreto-Lei Nº 1.829/1980, em seu Artigo 13, determina que 'as leis especiais que fixam remuneração mínima para categorias profissionais regulamentadas não se aplicam aos servidores públicos ocupantes de cargos ou empregos na Administração Direta da União, do Distrito Federal e respectivas autarquias'", diz a carta do CAU.

Embora isento de obrigações, seria uma atitude de valorização do profissional se o Iphan aumentasse o valor do salário para atingir o mínimo profissional definido por Lei. Nesse sentido, o pedido do CAU é absolutamente válido, mas não isenta o órgão de reivindicar o mesmo a escritórios privados que remuneram seus funcionários com valores muito abaixo do mínimo.

Leia a carta do CAU/BR na íntegra, aqui. Para saber mais sobre o concurso do Iphan, clique aqui.

Quanto ganha o arquiteto no Brasil?

O website Nexo publicou este semana a matériaQuanto ganha um profissional como você pelo Brasil que apresenta um quadro interativo que mostra a faixa de rendimento médio em diversas profissões, divididas por gênero, etnia, faixa etária, nível de escolaridade e região do país.

Sobre este autor
Equipe ArchDaily Brasil
Autor
Cita: Equipe ArchDaily Brasil. "CAU/BR reivindica salário mínimo profissional para arquitetos no concurso do Iphan" 22 Jun 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/896853/cau-br-reivindica-salario-minimo-profissional-para-arquitetos-no-concurso-do-iphan> ISSN 0719-8906
Ler comentários