Residência Sunrise / MCK Architecture & Interiors

Residência Sunrise / MCK Architecture & Interiors - Mais Imagens+ 15

  • Arquitetos: MCK Architecture & Interiors; MCK Architecture & Interiors, Maki Yamaji, Sam Gleeson, Rowena Marsh
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  862
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Michael Nicholson
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  -, Artedomus, Blum, Brodware, Caroma, Concreative, Flos, Kast, La Marzocco, Liebherr, Maximum, Miele, Qasair, ROGER SELLER, Robert Plumb, SIMES, Smeg, iGuzzini
  • Construtor : Join Constructions
  • Engenheira: Van Der Meer Consulting
  • Paisagismo: William Dangar
  • Instalações: ITM Design
  • Gestão: Mersonn
  • Luminotécnico: Electrolight
  • Consultor De Automação: Smart Home Solutions
  • Arquiteto Responsável: Steve Koolloos
  • Arquitetos : Maki Yamaji, Sam Gleeson, Rowena Marsh
  • País: Austrália
Mais informaçõesMenos informações
© Michael Nicholson

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Residência Sunrise está localizada nas dunas australianas de NSW South Coast, com vista para o Oceano Pacífico. Primeiramente, os clientes queriam uma casa confortável para uma família de quatro pessoas e para seus amigos e parentes. Também foi posto como prioridade o uso de materiais de alta qualidade e que fossem resistentes às intempéries costeiras, garantindo a longevidade da construção. Além disso, era importante que a casa aproveitasse sua localização e vista para o Oceano, porém, evitando uma construção imponente em relação a sua vizinhança. 

© Michael Nicholson
Planta - Térreo
© Michael Nicholson

O terreno é paralelo a uma estrada costeira e a construção está implantada entre a via e a praia. Em um primeiro momento, estudos mostraram que as vistas para o oceano seriam melhore obtidas do primeiro pavimento, o que fez com que os quartos fossem colocados do pavimento térreo e as áreas de estar e vivência no primeiro pavimento. O interior linear se abre para o horizonte ao mesmo tempo que promove privacidade da rua. Uma estrutura metálica leve se apoia em plintos de concreto e os espaços fluem de dentro para fora sendo caracterizados pelos materiais. Com o maior lado correndo paralelo à esfera pública, a privacidade foi um conceito chave para a arquitetura. Os quartos foram posicionados para o lado do oceano, ao mesmo tempo que fachada da rua foi revestida com painéis vazados de madeira reciclável que auxiliam a manter a iluminação, a ventilação natural e a privacidade. 

© Michael Nicholson

Um jardim generoso que segue a via destaca a arquitetura a partir de sua folhagem densa, fazendo com que tanto o jardim quanto a residência seja integrada a rua. A organização espacial é simples, com foco na conexão no entorno e na paisagem. Privacidade é definida pela forma e agrega também na fachada, criando espaços positivos e negativos, o que influencia na iluminação natural. Os quartos têm várias formas de privacidade enquanto os espaços de estar possuem uma relação próxima entre interior e exterior. 

© Michael Nicholson
Planta - 1º Pavimento
© Michael Nicholson

Essencialmente uma casa da praia, a Residência Sunrise oferece um senso de espaço relaxado. O piso térreo se abre para o jardim e para a piscina, ao mesmo tempo que o material do deck também é utilizado nesses espaços e também no hall principal. O resultado é uma sequência de movimento para dentro da casa, menos preciosa se alguém tiver areia nos pés, e continua sua exploração por conexões entre interior e exterior. Esse partido continua no espaço de estar. Todo o pavimento recebe aberturas de piso a teto envidraçadas. A sala de estar se abre para um deck que acontece sobre o jardim, de onde se olha através do oceano até o horizonte. 

© Michael Nicholson

Soluções sustentáveis foram pautadas nas estratégias passivas de projeto. A implantação foi feita de forma a permitir que a iluminação natural adentre onde é desejada e necessária, sendo controlada e protegida quando preciso. A brisa do oceano está incorporada como forma de ventilação e resfriamento da construção, enquanto as águas pluviais estão integradas no subsolo, painéis solares foram implantados na estrutura do telhado que recebe luz direta durante todo o dia.

© Michael Nicholson

A construção foi projetada para sobreviver e durar por bastante tempo, as madeiras australianas, característica importante da casa, é usada extensivamente por toda parte. A residência é resultado de uma colaboração genuína entre algumas disciplinas: um cliente com visão, uma equipe gerida por construtores, um engenheiro bem disposto, um paisagista entusiasmado e os arquitetos. Desta forma, o resultado é gratificante para todos os envolvidos, especialmente aos proprietários que, durante nosso projeto, desempenharam um papel fundamental. Eles também incentivaram a equipe a tomar soluções diferentes levando em conta pontos específicos. 

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência Sunrise / MCK Architecture & Interiors" [Sunrise House / MCK Architecture & Interiors] 24 Jun 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/896843/residencia-sunrise-mck-architecture-and-interiors> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.