Capelas Imaculada e Cheia de Graça / Cerejeira Fontes Architects

Capelas Imaculada e Cheia de Graça / Cerejeira Fontes Architects - Imagem 2 de 17Capelas Imaculada e Cheia de Graça / Cerejeira Fontes Architects - Madeira, Viga, PilarCapelas Imaculada e Cheia de Graça / Cerejeira Fontes Architects - Pilar, Arco, ArcadaCapelas Imaculada e Cheia de Graça / Cerejeira Fontes Architects - Viga, AçoCapelas Imaculada e Cheia de Graça / Cerejeira Fontes Architects - Mais Imagens+ 12

  • Pinturas: Lisa Sigfridsson
  • Litúrgica: Joaquim Felix
  • Colaboradores: António Dias, Bruno Marques, Nuno Cruz, Orlando Rodrigues, Duarte Vilaça, Cristóvão Piairo, Sónia Sousa, Mafalda Ribeiro
  • Especialidades: TDP Projecto e Fiscalização, lda - Projecto de Estruturas - Joaquim Carvalho LAM Engenharia - Projecto de Infra-estruturas de telecomunicações - Liliana Costa Otrivius Engenharia, lda - Plano de Prevenção e Gestão de Resíduos de Construção - Eugénia Fontes, Otrivius Engenharia, lda - Demolição e Plano de Segurança e Saúde - Eugénia Fontes TDP Projecto e Fiscalização, lda - Restantes Especialidades - Manuel Palinhos
  • Construtora: Costeira - Engenharia e Construção SA
  • Autores: António Jorge Fontes, Asbjörn Andresen, André Fontes
  • Cidade: Braga
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Capelas Imaculada e Cheia de Graça / Cerejeira Fontes Architects - Arco, Arcada
© Nelson Garrido

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Capela Cheia de Graça insere-se na Capela Imaculada Conceição, em Braga.

O projeto focou-se na recuperação da Capela Imaculada Conceição e do coro-alto, transformando-o num espaço reservado aos habitantes do Seminário – a Capela Cheia de Graça. Aproveitou-se o pé direito total do espaço de intervenção e as paredes exteriores do mesmo, deixando a «pele» de pedra existente que se manifesta de forma escultórica em torno das capelas.

Capelas Imaculada e Cheia de Graça / Cerejeira Fontes Architects - Arco, Pilar
© Nelson Garrido

A Capela ergue-se em madeira, desde a estrutura de suporte até aos planos que lhe conferem o espaço e é composta por várias peças de madeira, encaixando-se, criando uma estrutura equilibrada que se manifesta como uma floresta à entrada do espaço sagrado. A sua copa cria um espaço reservado dedicado aos habitantes do Seminário e os seus troncos um filtro entre o espaço profano e o espaço sagrado, permitindo ao visitante entregar-se ao espaço, entregar-se à dimensão dos sentidos.

Axonométrica

Uma abóbada em betão (concreto) envolve as capelas, impondo-se simples, leve e suspensa no espaço, desafiando a sua própria materialidade. Os rasgos na abóbada que se prolongam pelas suas paredes de betão criam momentos de abertura, permitindo filtrar a luz solar e conceder um rigor «quieto» e maior dignidade aos elementos estruturais da cobertura. A abóbada cria juntamente com os restantes elementos um espaço de absoluto “silêncio inquieto” remetendo à introspecção.

Esta abóbada de betão tem espessura de 12cm e é suportada por uma estrutura em aço quase imperceptível ao observador, permitindo que pareça suspensa.

Cortes

O espaço é ainda dotado de uma qualidade acústica superior, a sua composição em painel sandwich acústico na cobertura e a forma alongada da abóbada permitem um melhor desempenho. Este traz outro nível de interpretação espacial, permitindo ao espaço que se manifeste pelo som, criando um diálogo entre o espaço e o utilizador. Face a esta abóbada, a Capela Cheia de Graça assume a forma circular favorecendo a reunião, privacidade e introspecção aos habitantes do Seminário.

Capelas Imaculada e Cheia de Graça / Cerejeira Fontes Architects - Imagem 2 de 17
© Nelson Garrido

Ao fundo, ergue-se um rasgo em mármore, retro iluminado naturalmente, transportando o espectador para outra dimensão física e espiritual.

Capelas Imaculada e Cheia de Graça / Cerejeira Fontes Architects - Janela, Arco, Viga
© Nelson Garrido

Assim, pela sua composição e escala foi dado a este espaço um nível de inteligibilidade superior e uma dimensão espiritual, permitindo o diálogo entre o espaço, o indivíduo e o divino.

Capelas Imaculada e Cheia de Graça / Cerejeira Fontes Architects - Pilar, Arco, Arcada
© Nelson Garrido

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Braga, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Capelas Imaculada e Cheia de Graça / Cerejeira Fontes Architects" 25 Jun 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/896824/capelas-imaculada-e-cheia-de-graca-cerejeira-fontes-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.