Casa Búho / BAAG

Casa Búho / BAAG - Mais Imagens+ 13

Gonnet, Argentina
  • Arquitetos: BAAG; BAAG
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  130
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Colaboradores: Santiago Chudnovsky, Martin Dallasta
  • Arquitetos Responsáveis: Griselda Balian, Gabriel Monteleone, Gastón Noriega
  • Cidade: Gonnet
  • País: Argentina
Mais informaçõesMenos informações
Cortesía de BAAG

Descrição enviada pela equipe de projeto. No contexto do programa de créditos para residências Pro.Cre.Ar, o projeto se implanta nos arredores da cidade de La Plata (Província de Buenos Aires) em uma área ainda sem urbanização. O ponto de partida foi o duplo desafio de colonizar um terreno extenso com uma casa que não poderia ultrapassar os 130 m2, considerando a futura consolidação do tecido e suas respostas urbanas.

Planta - Térreo
Cortesía de BAAG

Além disso, foi proposta uma construção de espaços externos com atmosferas variadas: um pátio interno mais contido, mas que por sua vez permite que a casa aproveite do fundo do lote e da vista livre. Frente à frequência das inundações no local e a proximidade com um córrego, surgiu a necessidade de elevar uma parte da residência. Assim, dividiu-se a parte pública da privada (dormitórios), articuladas por uma única cobertura inclinada.

Croquis
Cortesía de BAAG

A casa se constitui a partir da combinação de um sistema industrializado e padronizado (uma estrutura de perfis metálicos como suporte) que acelera os processos de construção, respondendo aos prazos estabelecidos pelo financiamento, e um sistema de alvenaria que permite utilizar a mão de obra local.

Cortesía de BAAG

Uma série de módulos de tijolos definidos a partir de sua orientação conformam paredes combinadas de tijolo aparentes e cerâmicos vazados, gerando situações de isolamento ao sul e acumulo ao norte. Estes módulos de tijolo dispostos em sequência e uma série de caixilhos regulados, priorizam o conforto térmico e calibram as aberturas para o pátio e as vistas ao exterior, conformando o envoltório da casa.

Cortes Longitudinais
Diagrama Tijolos
Cortesía de BAAG

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Casa Búho / BAAG" [Casa Búho / BAAG] 19 Jun 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/896588/casa-buho-baag> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.