Vantage Point / GRID Architects

Vantage Point / GRID Architects - Imagem 2 de 25Vantage Point / GRID Architects - Imagem 3 de 25Vantage Point / GRID Architects - Imagem 4 de 25Vantage Point / GRID Architects - Imagem 5 de 25Vantage Point / GRID Architects - Mais Imagens+ 20

  • Arquitetos: GRID
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  10100
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Cosentino, Arnold Laver, Life Nobilia, Steel Arts, Warmafloor
  • Empreendedor: Essential Living
  • Operador De Locação: Essential Living
  • Gerende De Construção: McLaren Group
  • Engenharia Estrutural: Walsh Group
  • Consultor De Planejamento: GVA
  • Execução Da Fachada: STATICUS UAB
  • Complementares: Gloster
  • Revestimento Seco: TJL
  • Marcenaria: DPT
  • Cozinhas: Nobilia
  • Elevadores: Otis Lifts
  • Mechanical & Electrical Consultant: Sweco
  • Roof Seals: Briggs Amasco
  • Interiores: Artemis
  • Cidade: Londres
  • País: Reino Unido
Mais informaçõesMenos informações
Vantage Point / GRID Architects - Imagem 3 de 25
Cortesia de Grid Architects

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Vantage Point é um projeto de reforma e retrofit de um antigo edifício de escritórios em Londres, transformando esta antiga estrutura corporativa em um edifício residencial de aluguel, um dos primeiros empreendimentos deste tipo projetados especificamente no Reino Unido (PRS, BtR, Residência multi-familiar). A requalificação do bairro de Archway foi impulsionada pelo retrofit da antiga Archway Tower; um notório edifício de 18 pavimentos, construído durante os anos 70 para abrigar uma série de escritórios.

Vantage Point / GRID Architects - Imagem 15 de 25
Cortesia de Grid Architects
Vantage Point / GRID Architects - Imagem 13 de 25
Cortesia de Grid Architects

Localizado justo acima da estação de metrô Archway, o edifício alto e soturno dominava a paisagem do entorno. Devido à urbanização fracassada do pós-guerra e suas estreitas vielas, o empreendimento acabou relegado ao esquecimento durante muitos anos. O programa de necessidades do projeto solicitava um novo edifício residencial para aluguel (uma vez que a venda das unidades não são permitidas em propriedades localizadas acima de uma estação de metrô) com fachadas ativas e acessíveis, acessos amplos e agradáveis - a antiga marquise criava um túnel de vento que assolava os transeuntes de modo até perigoso.

Vantage Point / GRID Architects - Imagem 22 de 25
Fachada norte
Vantage Point / GRID Architects - Imagem 24 de 25
Corte 1

A alteração do uso do edifício, de comercial para residencial, foi concedido através de um instrumento chamado de "Permitted Development" ou Desenvolvimento Permitido (uma forma de alterar o uso de um edifício sem a necessidade de aprovação pela Secretaria de Planejamento Urbano). O projeto de retrofit da fachada, este sim, foi aprovado normalmente segundo um projeto executivo detalhado. A transformação da cara do edifício não se deu simplesmente pela mudança de revestimento; o projeto detalhado do retrofit da fachada foi uma resposta direta às reclamações dos moradores da vizinhança quanto a sombria natureza da estrutura existente. Elementos sobressalentes foram criados como um grid na fachada, uma espécie de brise que sombreia as aberturas criando um jogo de luz e sombra que proporciona profundidade à fachada. Estes elementos foram projetados para revestir as estruturas de concreto existentes e as aberturas de ventilação natural, além de proteger as aberturas da incidência direta da luz do sol do sul e leste.

Vantage Point / GRID Architects - Imagem 9 de 25
Cortesia de Grid Architects

Estes elementos angulares também servem para refletir a luz do céu enquanto ainda evitam que as aves se sentem nos anteparos das janelas. As sólidas empenas cegas das laterais, anteriormente em concreto preto, receberam revestimentos claros com grandes janelas sendo abertas para ampliar a relação entre o espaço interno e externo dos apartamentos. A fachada, minuciosamente detalhada, foi erguida sem a utilização de andaimes e respeita a volumetria original do conjunto de "três lajes" assim como as suas principais características arquitetônicas, como paredes portantes e empenas. O projeto original, desenvolvido por Oscar Garry and Partners, buscou inspiração no projeto para o Dreischeibenhaus em Dusseldorf concebido por Helmut Hentrich e por Hubert Petschnigg nos anos 50 (também recondicionado segundo projeto do HPP Architects).

Vantage Point / GRID Architects - Imagem 21 de 25
Planta - apartamento

A presença dos moradores durante às 24 horas do dia com 100% de ocupação mesmo sem estacionamentos privativos, provou ser um benefício para os comerciantes locais, além é claro, da nova imagem do edifício. Com a inclusão de novas aberturas e espaços, o edifício encontra-se mais iluminado e convidativo para as pessoas que passam pelas ruas, além, da redução da inclinação em direção à esquina onde se encontra o ponto de ônibus. Embora o projeto se restrinja apenas ao edifício em si, sem a possibilidade de intervir no âmbito público e nas saídas do "metrô", o Vantage Point se transformou em um catalisador do desenvolvimento da área, trazendo algo novo, brilhante e ativo.

Vantage Point / GRID Architects - Imagem 7 de 25
Cortesia de Grid Architects

Outros edifícios vizinhos do pós-guerra também estão sendo recondicionados enquanto a prefeitura reforma o sistema viário da região, suas ciclovias e pontos de ônibus, um projeto que faz parte de um grande esforço para a recuperação da  área central de Archway. A mudança mais radical na estrutura do antigo edifício está em sua cobertura, a antiga planta foi transformada em um espaço de uso comum com pé direito duplo, construído como uma caixa de bronze e criando ainda dois amplos terraços. Mantendo apenas os pilares de concreto existentes, um novo espaço foi criado abrindo todas as laterais com a adição de um mezanino no meio do espaço. Outros dois pavimentos superiores também foram transformados, abrigando agora espaços abertos com decks e vistas incríveis para a cidade de Londres.

Vantage Point / GRID Architects - Imagem 5 de 25
Cortesia de Grid Architects

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:London Borough of Islington, Londres, Reino Unido

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Vantage Point / GRID Architects" [Vantage Point / GRID Architects] 16 Jun 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/896470/vantage-point-grid-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.