Fênix / Arquitetura Nacional

Fênix / Arquitetura Nacional - Janela, Mesa, Cadeira, VigaFênix / Arquitetura Nacional - Cadeira, VigaFênix / Arquitetura Nacional - Janela, FachadaFênix / Arquitetura Nacional - Escada, Fachada, TerraçoFênix / Arquitetura Nacional - Mais Imagens+ 35

Moinhos de Vento, Brasil
  • Arquitetos: Arquitetura Nacional; Arquitetura Nacional
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  700
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Marcelo Donadussi
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Eliane, Ilusion, LF Parthenon, ML Polidora, Mube Design, Roal, Sensolo
  • Assessoria Estrutural: Carpeggiani Engenharia
  • Obra Civil: Empreiteira do Vale
  • Divisórias Leves: Imejace
  • Autores: Eduardo L. Maurmann, Elen B. N. Maurmann, Paula Otto Samuel Dall’Alba, equipe Arquitetura Nacional
  • Arquiteto Responsável: Samuel Dall’Alba
  • Cidade: Moinhos de Vento
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Fênix / Arquitetura Nacional - Iluminação
© Marcelo Donadussi

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto surge da necessidade de uma nova sede para um curso pré-vestibular em Porto Alegre.  A edificação escolhida pelos clientes apresentava algumas características determinantes para as estratégias de projeto: três pavimentos de planta livre, pátio privativo e visuais para massas de vegetação. O projeto de arquitetura busca a máxima integração entre os estudantes através de grandes zonas de estar e arquibancadas que se moldam ao percurso da sede. No térreo estão as áreas de atendimento, recepção, salas de estudo, administração e áreas de convivência. As salas privativas com o formato lúdico de pequenas casas servem tanto para atendimento de pais e alunos quanto para estudos de pequenos grupos. Seu formato descontraído e sua escala propiciam uma experiência de imersão e aconchego numa tentativa de afastar os alunos do universo competitivo da preparação ao vestibular.  Adiante, uma extensa arquibancada se desdobra do interior da edificação ao pátio dos fundos, dando suporte a estudos informais, encontro de alunos e rodadas abertas de discussão. Em frente à arquibancada, a diferenciação do material do piso marca o espaço do palco para pequenas palestras e eventos.

Fênix / Arquitetura Nacional - Viga
© Marcelo Donadussi
Diagrama
Fênix / Arquitetura Nacional - Cadeira, Viga
© Marcelo Donadussi

Dois containers acoplados ao edifício trazem dois novos usos à área externa: o container azul tem uma longa bancada para estudos e leitura e o container preto abriga a lanchonete. Os degraus soltos de concreto transformam as arquibancadas em escadas, possibilitando o acesso ao container suspenso no exterior e à administração no interior da edificação.

Fênix / Arquitetura Nacional - Escada, Terraço
© Marcelo Donadussi
Detalhe
Fênix / Arquitetura Nacional - Imagem 11 de 40
© Marcelo Donadussi

Nos pavimentos superiores estão as salas de aula. Cada andar abriga três salas e no segundo pavimento duas delas podem ser conjugadas formando um auditório para 120 pessoas. As cadeiras niveladas e os grandes planos de lousa horizontalizam a relação do professor com o aluno. A utilização do forro em placas de OSB além de garantir o conforto acústico também arremata a solução do uso de lâmpadas tubulares, criando rasgos de luz intercalados.

Fênix / Arquitetura Nacional - Janela, Mesa, Cadeira, Viga
© Marcelo Donadussi

Em contraponto à frieza e amplitude da edificação original, o uso da madeira traz conforto e informalidade ao ambiente, além de aproximar o usuário de uma escala mais humana. O tom claro do compensado naval é mesclado com o azul da marca que está presente desde detalhes da marcenaria até o container suspenso aos fundos do terreno. O caráter nórdico conferido pela paleta principal recebe um toque de brasilidade com o uso da vegetação tropical e dialoga com o aspecto industrial das chapas expandidas, do concreto e dos containers. O uso de ângulos nos detalhes do projeto traz dinamismo e movimento aos espaços de convivência.

A iluminação é protagonista na formação do caráter do projeto. O uso de tubulares de LED em variadas paginações cria espaços e direciona fluxos. O encaminhamento e a fluidez da arquibancada são reforçados pela iluminação: as setas, alinhadas ao eixo de circulação, direcionam o fluxo principal à zona de convivência que é o coração do projeto. Nas circulações dos andares superiores a paginação das luminárias traz dinamicidade à passagem enquanto que nos banheiros e na administração ajudam a configurar o limite de espaços.

Fênix / Arquitetura Nacional - Mesa, Cadeira
© Marcelo Donadussi

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:R. Dr. Florêncio Ygartua, 401 - Moinhos de Vento, Porto Alegre - RS, 90430-010, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Fênix / Arquitetura Nacional" 19 Jun 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/896283/fenix-arquitetura-nacional> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.