Apartamento TOM / Estúdio DEIXA

Apartamento TOM / Estúdio DEIXA - PrateleiraApartamento TOM / Estúdio DEIXA - PrateleiraApartamento TOM / Estúdio DEIXA - Janela, BanheiraApartamento TOM / Estúdio DEIXA - CadeiraApartamento TOM / Estúdio DEIXA - Mais Imagens+ 8

  • Arquitetos: Estúdio DEIXA; Estúdio DEIXA
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  40
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Fabio Matuzawa
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Dalle Piagge, Marmoraria Tulio, Montart

Descrição enviada pela equipe de projeto. O apto TOM está no 3º andar de um edifício dos anos 60 no bairro de Higienópolis. A planta original do apartamento foi estruturada através de um corredor central, esse segregava e articulava três universos – as áreas de serviço, as áreas íntimas e a área social. Tal disposição, por constituir espaços que servem exclusivamente cada área, supunha um modo de morar incompatível com os anseios do novo morador: possuir espaços de uso global.

Apartamento TOM / Estúdio DEIXA - Janela, Banheira
© Fabio Matuzawa
Planta

Procurando dissolver as relações estabelecidas na planta original, a intervenção se deteve no redesenho do corredor e do núcleo das áreas molhadas – banheiros, lavanderia e cozinha – a fim de criar novas relações com as áreas íntima e social, que tiveram suas configurações mantidas.

Apartamento TOM / Estúdio DEIXA - Prateleira
© Fabio Matuzawa

Entre a sala e a cozinha, o corredor foi extinto, conectando seus espaços. A área do antigo banheiro – que servia os quartos – e do antigo lavabo – para uso exclusivo da sala –, serviu para ampliar o corredor, que, acomodando uma área de trabalho e um estacionamento de bicicletas, deixou de ser um lugar de passagem.

Apartamento TOM / Estúdio DEIXA - Mesa
© Fabio Matuzawa

A área dos antigos banheiro e quarto de empregada foi compartimentada para abrigar dois novos banheiros, um que configura uma suíte, outro para uso comum. Esse último, além de ter entrada pelo corredor central, mantém conexão com a lavanderia através de uma porta de vidro leitoso, que, quando aberta, amplia a área de secagem. O piso em quatro tons de ladrilho hidráulico hexagonal demarca toda a área de intervenção. Os armários para a cozinha e lavanderia, em marcenaria e mármore pinte verde, foram desenhados respeitando a paleta do piso. 

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:São Paulo, Estado de São Paulo, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Apartamento TOM / Estúdio DEIXA" 27 Jun 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/896255/apartamento-tom-estudio-deixa> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.