Showroom Plicosa / Miel Arquitectos

Showroom Plicosa / Miel Arquitectos - Mais Imagens+ 15

  • Arquitetos: Miel Arquitectos; Miel Arquitectos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1935
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:José Hevia
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  QI PG, SLV, Weber
© José Hevia

Descrição enviada pela equipe de projeto. Palmeira, cabana e espreguiçadeira... É essa a essência do Showroom Plicosa, um expositor de móveis de exterior para atacado, um espaço para vender conforto "outdoor" àqueles que melhor sabem vendê-lo.

Um espaço suficientemente abstrato para poder mudar a cada estação sem perder em nenhum momento sua condição primordial, isto é, ser exterior, ou ao menos pretender ser.

© José Hevia

E como criar um espaço exterior dentro de um local comercial? Por oposição? Se existe um interior e não estou dentro dele, então estou fora?

Nosso local comercial é resultado da soma de 8 instalações industriais geminadas com forma ligeiramente trapezoidal (20m x 7,60/8,20m)  na qual, ao retirar as 7 divisórias internas, surgiu um mar de pilares sobre um espaço de 1.235 m2 de área, 5,80 m de pé-direito e planta levemente radial.

© José Hevia

O mobiliário de exterior por excelência é a poltrona de rattan, uma palmeira trepadeira de origem indonésia cujas fibras são imputrescíveis, muito flexíveis e extremamente resistentes.

© José Hevia

1. Do rattan a palmeira; 2. da floresta de pilares o palmeiral; 3. e do interior/exterior, a cabana na floresta. E as 8 janelas de 8 m de largura por 4 m de altura, um cinemascope de 70m de comprimento para ver e ser visto.

Axonométrica

A forma natural com que nos orientamos no espaço é situando nosso corpo em relação a dois pontos próximos, triangulando, como na navegação, nunca quadriculando.

© José Hevia

Partindo desta evidência cognitiva, estabelecemos a organização espacial do conjunto adaptando-o ao ritmo da floresta de pilares com um padrão de triangulação "levemente radial".

© José Hevia

Além disso, tirantes que suportam arquibancadas e varandas, coberturas de cipreste que suavizam e ventilam, instalações pretas como a noite que as cobrem, caixas dentro de caixas, hierarquias que se organizam como bonecas russas e o espaço "exterior" resultante preparado para ser o "show", seja de Truman ou a República independente de sua casa.

© José Hevia

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Palma, Ilhas Baleares, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Showroom Plicosa / Miel Arquitectos" [Showroom Plicosa / Miel Arquitectos] 13 Jun 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/896095/showroom-plicosa-miel-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.