Reforma da Casa VG / ES-arch

Reforma da Casa VG / ES-arch - Mais Imagens+ 27

  • Arquitetos: ES-arch; ES-arch
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  243
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Dolcini Società Cooperativa, EDILFIST, Flaminia, Flavio Colli Fabbro, Mapei, Penta Mobili
Cortesia de ES-arch

Descrição enviada pela equipe de projeto. Trata-se de um projeto em um edifício rural dos anos 1920 e 30, situado ao lado de um edifício dos anos 70, nada coerente com o contexto.

Cortesia de ES-arch

Os volumes existentes têm uma fachada voltada para o sul, enquanto o resto do edifício faz fronteira com outras propriedades sendo, portanto, completamente fechado.

Conceito

O tema da contiguidade dos volumes, também encontrado na arquitetura rural espontânea, torna-se fundamental no processo de projeto.

Cortesia de ES-arch

Esta proximidade significa que a percepção dos edifícios é absolutamente diferente dependendo do ponto de vista. Volumes muito próximos parecem se fundir em uma única entidade.

A intenção principal é construir o projeto adicionando o mínimo possível.

Cortesia de ES-arch

O projeto se aproveita da definição dos dois volumes; de um lado, o prédio alto com um telhado de duas águas, do outro, o prédio baixo com um terraço na cobertura.

O projeto constrói um parapeito linear que fecha a geometria retangular da fachada.

Cortesia de ES-arch

Perto da abertura onde estão as escadas de acesso ao primeiro andar, trabalhamos com o desejo de deixar clara a ligeira separação entre os dois volumes.

O recuo do parapeito para a largura da escadae o revestimento parcial em madeira tornam-se fundamentais para a percepção desse distanciamento.

Cortesia de ES-arch

Uma nova caixa de madeira se projeta um pouco no segundo andar, definindo claramente a composição de fachada.

Cortesia de ES-arch

O tema principal do projeto é transformar elementos que são considerados perturbadores em elementos de qualidade, devolvidos à comunidade com novos valores e significados.

O projeto é sobreposto ao edifício existente, com um conjunto limitado de modificações, de modo a devolver uma imagem nova, unitária e equilibrada.

Cortesia de ES-arch

Um edifício esquecido é regenerado pela arquitetura; a paisagem é transformada através da aquisição de uma intervenção comedida, carregada de novos significados.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Reforma da Casa VG / ES-arch" [House VG Renovation / ES-arch] 10 Jun 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/895956/reforma-da-casa-vg-es-arch> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.