Casa Retina / Arnau estudi d’arquitectura

Casa Retina / Arnau estudi d’arquitectura

Casa Retina / Arnau estudi d’arquitectura - Mais Imagens+ 38

Santa Pau, Espanha
  • Autor: Arnau Vergés Tejero
  • Colaboradores: Jordi Cusidó Carrera, Anna Riera Pijoan
  • Engenheiro: Josep Maria Codinach
  • Construção: Cros Encofrats, SL - Promocions Grederes, SL
  • Cidade: Santa Pau
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
© Marc Torra

 Neste mundo acelerado, ainda há paisagens antigas onde a fumaça das casas vizinhas é importante e acompanha você no inverno; cantos de felicidade onde pomares fora dos muros e nas margens do rio são bem conservados. Esta é a história de um refúgio familiar onde se pode apreciar a natureza e as coisas simples; de uma máquina do tempo que quer manter esta preciosa paisagem para sempre inalterada.

Axonométrica

Neste projeto, um prado foi construído como uma adaptação à topografia do terreno. Elementos, como a garagem, a bacia de água, a passarela ou a parede inclinada no fundo que segue e corta a encosta íngreme, formam uma superfície plana. E em seu topo há um volume retangular autônomo que abriga as funções mínimas de uma habitação em um único espaço aberto; ao sul, há uma sala de estar, jantar e descanso; e dentro da parede espessa que nos isola do norte, há banheiros e a entrada.

© Marc Torra
Planta - 1º Pavimento
© Marc Torra

Esse objeto arquitetônico transforma sua relação com o meio ambiente à medida que as estações mudam no filtro de vegetação ribeirinha que o acompanha, mas também na expressão variável de seu olhar, que desfruta da paisagem protegida do sol quando levanta suas pálpebras. E, temeroso da brevidade dessa beleza sóbria, o refúgio fica instável em uma encosta de colina como uma coruja pronta para voar com a paisagem presa em sua retina.

Publicado originalmente em 7 de junho de 2018.

Fachada

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Retina / Arnau estudi d’arquitectura" [Casa Retina / Arnau estudi d’arquitectura] 19 Nov 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/895836/casa-retina-arnau-estudi-darquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.