Residência Gaiola / - = + x -

Residência Gaiola / - = + x - - Mais Imagens+ 18

Luque, Paraguai
  • Colaboradores: Fernanda Garicoche, Fernando de Alba
  • Cálculo Estrutural : Engenheiro Rodrigo Vera Prous
  • Arquiteto Responsável: Arquiteto Francisco Tomboly e Arquiteta Sonia Carisimo
  • Cidade: Luque
  • País: Paraguai
Mais informaçõesMenos informações
© Leonardo Méndez

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto está localizado em uma área semi-rural a poucos quilômetros do Parque Ñu Guazú (área verde, cerca de 25 ha), na cidade de Luque, vizinha de Assunção, fazendo parte da Área Metropolitana conhecida como "Gran Asunción".

© Leonardo Méndez
Plantas - térreo e pavimento superior
© Leonardo Méndez

Essa residência é desenvolvida em um lote regular de 12m x 30m. Com uma abordagem clara em dois volumes, um inferior e um superior, que são conectados através da estrutura, com base em um sistema de ligação de concreto armado, dentro do qual 6 vigas mestras cruzam o terreno de fronteira a fronteira, organizando os diferentes espaços, tanto no térreo como no último pavimento.

© Leonardo Méndez

No térreo, respeitando os afastamentos frontais, o volume está conectado ao limite direito, parede que contém todas as instalações, liberando a frente oeste para usos de expansão e áreas verdes que se desenvolvem em todo o lote para se juntar com o "pátio "posterior de aproximadamente 12 x 12m.

Cortes e Fachadas

O volume superior repousa sobre o centro do terreno, compensando o volume mais baixo e formando a "galeria" característica da arquitetura paraguaia. A extensão do telhado, conhecido como beiral, oferece sombra e diminui a incidência de sol nas aberturas, liberando assim todas as frentes e abrindo espaços para o nordeste, de orientação mais favorável, para as 3 salas.

© Leonardo Méndez

Estas são organizados de forma linear por meio de um corredor distribuidor. Por isto, para acessar os dormitórios você entra no terraço ou "terraços", pequenas extensões do espaço íntimo, entre as luzes das vigas com uma cobertura contínua de ripas de madeira: o "aviário".

Croquis

A composição dos materiais, tijolo e concreto armado, e o envidraçamento dos espaços comuns permitem a visualização, sem cortes, das vigas de concreto ao longo de todo o seu comprimento (sistema estrutural descoberto), maximizando o efeito contínuo das variações de luz e sombra.

© Leonardo Méndez

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência Gaiola / - = + x -" [Vivienda Pajarera / - = + x -] 06 Jun 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/895503/residencia-gaiola-equals-plus-x> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.