Quando é o melhor momento para procurar um emprego em arquitetura?

Photo by STIL on Unsplash

Este artigo foi originalmente publicado por The Architect's Guide.

Não te farei esperar pela resposta. O melhor momento para procurar um emprego em arquitetura é...

...quando você já tem um emprego. Isso é chamado de "procura passiva por emprego".

Ao mesmo tempo que você não está buscando um emprego em si, você está mantendo sua rede na água apenas no caso de uma oferta interessante passar. Eu falei sobre ofertas de emprego em arquitetura com mais detalhes em um post anterior, 25 Coisas a Considerar Antes de Aceitar uma Oferta de Emprego em Arquitetura, mas seguem aqui algumas técnicas para uma busca passiva de trabalho.

Deixe seu Currículo Online

Se você ainda não o fez, deixe eu currículo de arquitetura online. Muitas empresas de arquitetura podem, repentinamente, precisar de funcionários ao serem contratados para um grande projeto. Mesmo que para pular para um projeto assim você deva pensar com cautela, é bom que seu nome esteja disponível.

Mantenha suas experiências atualizadas em um site como o LinkedIn. Isso permite que suas qualificações e experiências sejam facilmente pesquisadas por recrutadores ou arquitetos que desejam contratar.

Publicar seu currículo online costumava significar que você estava procurando emprego. Agora as coisas mudaram e criar um perfil no LinkedIn é visto apenas como uma outra forma de comunicação, como acontece com qualquer outra rede social.

O que o empregador deseja

Faça uma pesquisa para ver quem está contratando em sua área e mantenha uma lista de empresas de arquitetura que você acha interessantes.

Observe porquê você está interessado nelas. São os projetos em que elas trabalham, o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, ou a cultura? Quais habilidades e experiência elas estão procurando? Há algo que constantemente é solicitado e você não tem? Experiência com Revir? LEED AP?

Essa é uma boa maneira de ter certeza que você está mantendo o que te faz empregável.

Lembre-se, sua experiência e conhecimento é sua melhor fonte de segurança em um trabalho.

Sua Rede de Contatos

Como eu sempre falo, sua rede de contatos é uma parte essencial da procura por um emprego. Entre em contato com alguém em sua rede que possa conhecer alguém que trabalha em uma das empresas de arquitetura que você listou.

Obtenha informações de contatos para começar o processo de conhecer quem toma as decisões do escritório.

Entrevistas Informativas

Esta é uma técnica raramente usada, mas é muito eficaz. Uma entrevista informativa não é necessariamente uma entrevista convencional, mas apenas uma reunião que você marcou para discutir um tópico de sua escolha.

Por exemplo:

Sr. Anderson, recebi seu e-mail de Chris V. Se possível, eu gostaria de saber se o senhor teria 15 minutos disponíveis esta semana para uma reunião. Eu estou interessado em trabalhar em projetos comerciais de grande escala e como eu tenho experiência principalmente em projetos residenciais de pequena escala, seria muito importante se você pudesse me dar alguns conselhos. Eu agradeceria muito sua atenção.

Se a reunião for boa, você pode ate falar no final "você poderia olhar meu currículo?". Isso pode ser uma ótima forma de descobrir se você tem alguma falha em seu currículo ou potenciais dificuldades para conseguir a vaga que está procurando.

Você pode usar o tempo enquanto está empregado para então adquirir experiência no que for necessário ou adquirir uma nova habilidade, como se tornar um LEED Accredited Professional (LEED AP).

Dar Seguimento ao Contato

Com todas as entrevistas, não esqueça de dar seguimento ao contato.

Independente do resultado imediato de sua busca, continue em contato com todos de sua rede.

Eu gostaria de agradecer o tempo despendido para falar comigo. Eu segui o seu conselho e agora estou começando a trabalhar em um novo escritório, especializado em arquitetura comercial de grande escala.

Espero que essas dicas possam te ajudar a construir sua rede de contatos e manter suas habilidades atualizadas.

Arquitetura é uma profissão bastante imprevisível. Uma busca passiva por emprego pode construir uma rede segura de contatos para te ajudar a superar qualquer crise.

Photo by Roman Bozhko on Unsplash

Quer encontrar seu emprego dos sonhos em arquitetura? Confira o The Architect's Guide Resources.

Para te ajudar em sua busca por emprego em arquitetura, eu criei um mega pacote grátis de recursos que incluem currículos de arquitetura, cartas de apresentação, e uma ampla coleção de documentos de candidaturas. Clique aqui para fazer o download gratuitamente.

Duas qualidades essenciais para ter sucesso na arquitetura

Em uma pesquisa publicada na Success Magazine alguns anos atrás, foram apresentadas 20 qualidades de um funcionário ideal, e pediu-se que selecionassem a mais importante. 86% dos executivos seniores selecionaram, dentre tantas outras, duas qualidades como as mais importantes para promoção e para o sucesso da carreira: 1.

Dicas para conseguir uma vaga de emprego nos escritórios de arquitetura mais concorridos

Este artigo foi originalmente publicado pelo The Architect's Guide como "5 Techniques To Land A Job With The World's Most Competitive Architecture Firms." Segundo alguns dos mais importantes escritórios de arquitetura do mundo, e que pude descobrir através de uma entrevista com 7 perguntas sobre o que se procura avaliar em uma entrevista de emprego, a qualidade dos documentos que compõe seu portfólio é o que realmente importa.

6 dicas para criar o portfólio perfeito e conseguir uma entrevista de emprego

Quando se trata da candidatura para um novo trabalho, em qualquer campo, muitas vezes a parte mais difícil é destacar-se em meio à multidão. Felizmente para arquitetos, no nosso campo, temos uma ferramenta que pode ajudar a fazer exatamente isso: o portfólio. Infelizmente, de acordo com Brandon Hubbard, muitos arquitetos estão errando quando se trata do tema.

Sobre este autor
Cita: Hubbard, Brandon. "Quando é o melhor momento para procurar um emprego em arquitetura?" 06 Jun 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/895443/quando-e-o-melhor-momento-para-procurar-um-emprego-em-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.