Desconstrução Civil / Nitsche

Desconstrução Civil / Nitsche - Mais Imagens+ 17

O projeto gráfico para as fachadas do edifício foi encomendado pela incorporadora durante a construção, deveria ser uma intervenção de baixo custo uma vez que não havia sido contemplada no orçamento do empreendimento. Trata-se de um residencial estudantil, cujas fachadas são marcadas pelo ritmo ordenado e repetitivo de varandas, solução cada vez mais comum entre os novos lançamentos do mercado imobiliário. 

© Pedro Mascaro

A intervenção toma partido deste ritmo marcado, pautando o edifício com uma simples pintura preta e branca. Em um primeiro momento o desenho reforça esta ordem construída, destacando as linhas horizontais. Porém, conforme a pintura avança sobre as fachadas, a continuidade desta ordem é radicalmente transformada. As linhas em diferentes orientações dão a impressão de uma superfície amassada, quebrada, desconstruída. Ironicamente a pintura nega o seu próprio suporte e subverte a arquitetura do edifício. 

© Pedro Mascaro
© Pedro Mascaro

O novo padrão desenhado interage com os elementos do entorno, contrastando com a rigidez das edificações vizinhas, e se misturando com o caos da infraestrutura urbana de São Paulo. Postes, fios elétricos e sinalizações viárias se fundem com o desenho. O trabalho brinca com a percepção espacial: a noção de escala e volumetria do prédio se perde em meio à paisagem urbana. 

Padrão
Elevações

Curiosamente este tipo de pintura era usado em grandes embarcações mercantes e militares no começo do século xx, durante a primeira guerra mundial. Chamado de “dazzle painting", funcionava como um tipo de camuflagem. Seu padrão fragmentado transformava os navios em objetos não identificáveis. 

© Nitsche

FICHA TÉCNICA

Projeto gráfico: Nitsche  
Técnica: Tinta acrílica 
Ano do projeto: 2016 
Ano de conclusão do projeto: 2018 
Local:   Rua Casa do Ator n° 99, Vila Olímpia, São Paulo - SP 
Nome do empreendimento: Kasa 
Projeto de Arquitetura: Itamar Berezin
Incorporadora: Gamaro 
Construtora: CNL Empreendimentos Imobiliários 
Execução Pintura: Pinturas Fiorentino 
Texto: Nitsche  

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Victor Delaqua. "Desconstrução Civil / Nitsche" 30 Mai 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/895365/desconstrucao-civil-nitsche> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.