França inaugura o Musée de la Romanité, projeto da brasileira Elizabeth de Portzamparc

No próximo dia 2 de junho, estará aberto ao público o “Musée de la Romanité”, em Nîmes, na França, projetado pela arquiteta e urbanista brasileira Elizabeth de Portzamparc, vencedora em 2012 do concurso internacional promovido pela Prefeitura da cidade.

Com 9.100 m², o Museu abrigará raras coleções arqueológicas, até então guardadas em diferentes reservas técnicas da cidade. Agora, o público poderá apreciar esses tesouros que cobrem um arco de 25 séculos, em três grandes períodos: gaulês (pré-romano), romano e medieval.

Elizabeth de Portzamparc, radicada na França desde 1969, desenvolveu também a museografia, que permite uma fascinante viagem pelo tempo a partir de aproximadamente cinco mil peças, distribuídas em um percurso cronológico e temático que abrange desde o século 7 a.C até a Idade Média, e então até o século XIX. As coleções compreendem mil inscrições latinas, 200 fragmentos arquitetônicos, 65 mosaicos, 300 elementos esculpidos (baixos-relevos e esculturas tridimensionais), 800 objetos em vidro, 450 lanternas a óleo, 389 objetos manufaturados (em osso e marfim), centenas de cerâmicas, objetos em bronze, 12.500 moedas antigas e medievais, e 15 painéis de pinturas murais romanas restauradas.

Tecnologias digitais

Uma série de suportes de reconstituição digital acompanha os visitantes ao longo do percurso, ajudando-os a imaginar o aspecto original dos edifícios antigos, e a vida cotidiana dos habitantes. Caixas brancas luminosas, chamadas "caixas do saber", abrem as três seções cronológicas do percurso. Esse método criado por Elizabeth de Portzamparc serve de introdução às diferentes sequências: mapas, linhas do tempo e telas apresentam e contextualizam o período apresentado. Diversos dispositivos multimídia são distribuídos ao longo do percurso: visitas virtuais, animações gráficas (desenhos animados e motion design) e mapas permitem uma melhor apreensão do contexto das coleções.

Os dispositivos de realidade aumentada, os panorâmicos interativos a 180° ou ainda a parede interativa de imagens são feitos para projetar os visitantes no passado e fazê-los descobrir a vida dos homens da Antiguidade, a evolução de suas habilidades e as obras-primas que eles produziram. Crianças e adultos vão ainda se maravilhar com a casa gaulesa, pré-romana, construída em pedra e madeira. Distribuídos no chão, estarão peças e utensílios verdadeiros, que remontam a séculos a.C.

Cortesia de Elizabeth de Portzamparc

Nîmes e a herança romana

Em Nîmes estão famosas construções romanas, do período de Augusto, no século 1 de nossa era. O “Musée de la Romanité” está construído no centro histórico da cidade, em frente às Arenas romanas, um pequeno Coliseu onde são realizadas touradas nos dias de hoje.

Para criar um diálogo com esta forte presença romana, a arquiteta projetou fachadas compostas por uma estrutura de aproximadamente 7 mil lâminas de vidro serigrafadas, que cobrem uma superfície de 2.500 m², e são capazes de refletir o entorno, buscando um diálogo com a cidade ao refletir as cores, a luz e a vida ao redor. Devido aos ângulos, inclinações e relevos, dão ideia de movimento, de acordo com a variação da luz ao longo do dia e das estações do ano. As fachadas conjugam a transparência moderna e a tradição de uma arte romana de grande importância: o mosaico, evocando, graciosamente, esses elementos fundamentais das coleções do Museu.

O terraço não estava previsto no programa do concurso, mas foi posteriormente definido como ponto culminante do percurso ascendente do museu. Ele conclui a visita oferecendo um mirante sobre a cidade de Nîmes, com as Arenas em primeiro plano, e ao longe a torre Magna, que data da fundação da cidade. 

  • Título

    França inaugura o Musée de la Romanité, projeto da brasileira Elizabeth de Portzamparc
  • Tipo

    Inauguração de Exposição
  • Organizadores

    Elizabeth de Portzamparc
  • De

    02 de Junho de 2018 12:00 AM
  • Até

    02 de Junho de 2018 12:00 AM
  • Onde

    Nîmes, na França
  • Endereço

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "França inaugura o Musée de la Romanité, projeto da brasileira Elizabeth de Portzamparc" 31 Mai 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/895351/franca-inaugura-o-musee-de-la-romanite-projeto-da-brasileira-elizabeth-de-portzamparc> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.