O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Escolas
  4. Colômbia
  5. Espacio Colectivo Arquitectos
  6. 2016
  7. Escola de Música de Candelaria / Espacio Colectivo Arquitectos

Escola de Música de Candelaria / Espacio Colectivo Arquitectos

Escola de Música de Candelaria / Espacio Colectivo Arquitectos
Escola de Música de Candelaria / Espacio Colectivo Arquitectos, © Santiago Roballo
© Santiago Roballo

© Santiago Roballo © Federico Cairoli © Santiago Roballo © Federico Cairoli + 32

  • Equipe de Apoio

    Catalina Ospina, Esteban Castaño, Andrés Felipe Roldán, Erick Castro, Christian Torres Valencia, Juan Manuel Bernal y Juan Ramírez
  • Promotor

    Ministério da Cultura da Colômbia
  • Cliente

    Município de Candelaria, Colômbia
  • Mais informações Menos informações
© Juan Manuel Ramírez
© Juan Manuel Ramírez

Descrição enviada pela equipe de projeto. Com o objetivo de aproximar a cultura das populações mais vulneráveis do país, o Ministério da Cultura da Colômbia propõe construir escolas de música em vários municípios do território nacional para impulsionar e fortalecer a riqueza musical do folclore local, como uma aposta para resgatar o talento das crianças, afastando-as do conflito armado. Consequentemente, foi feita uma convocatória nacional a um concurso público de arquitetura para o desenho de um protótipo de escola que seja adaptável aos lotes disponíveis nos municípios, que responda adequadamente às diversas condições geográficas, climáticas e culturais do país.

© Federico Cairoli
© Federico Cairoli
Planta
Planta
© Santiago Roballo
© Santiago Roballo

No município de Candelaria, Valle del Cauca, surgiu a necessidade de pensar esta escola como um espaço participativo onde a comunidade gere altos níveis de apropriação e sentido de pertencimento, onde se aproveite a música como um objetivo comum que junte os cidadãos, e onde se promova a integração cidadã, a inclusão social e o respeito pela diferença.

© Federico Cairoli
© Federico Cairoli

Neste sentido, a escola se transformou em um espaço disponível de grande valor coletivo para a comunidade. Este equipamento de pequena escala que aparece de forma sutil no perfil urbano, funciona como um ponto de encontro em meio a um jardim comunitário onde se dissolve o limite entre o público e o privado, e onde, através de uma abertura ao saguão de acesso, se promove o sentido contínuo e acessível do espaço público para o interior do edifício.

© Federico Cairoli
© Federico Cairoli
Esquemas
Esquemas
© Federico Cairoli
© Federico Cairoli

O projeto se organiza a partir de dois espaços de geometria oval, um fechado e outro aberto, que se tensionam entre si, revelando uma relação oportuna entre um auditório e um átrio. A esta configuração se anexa o programa, que como uma sequência de elementos, cria uma sucessão de espaços e resolve a periferia do edifício como um lugar a mais do projeto. O átrio simboliza o espaço incorpóreo da música e seu perímetro é conformado por módulos de perfis diversos, adaptados para o ensino, prática e socialização. 

© Juan Manuel Ramírez
© Juan Manuel Ramírez

Na Escola de Música de Candelaria, o espaço é um elemento tangível e, ao mesmo tempo, etéreo, que se descobre através do movimento, por rachaduras, isolamentos e volumes mutáveis que simbolizam a diferença, e que giram ao redor de um espaço comum que representa a estabilidade dentro do mutável. O edifício é movimento e sucessão. Sua imagem materializa os tempos contínuos e descontínuos da música, com fachadas prolongadas e incessantes no auditório, ou fragmentadas com intervalos nos módulos de ensino.

© Santiago Roballo
© Santiago Roballo

Estas pausas entre os volumes respondem a determinantes climáticas e técnicas de isolamento térmico e acústico, e, ao mesmo tempo, são lugares para aproveitamento visual onde se submerge o espaço de formação com a garantia de encontrar níveis apropriados de conforto de iluminação. A Escola de Música de Candelaria consolidou uma imagem poderosa como edifício institucional na memória do município e atingiu o valor intangível, fomentando a contemplação, a inspiração, a evocação e a conversa entre os cidadãos em torno da música.

© Federico Cairoli
© Federico Cairoli

Ver a galeria completa

Localização do Projeto

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Escola de Música de Candelaria / Espacio Colectivo Arquitectos" [Escuela de Música de Candelaria / Espacio Colectivo Arquitectos] 01 Jun 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Brant, Julia) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/895313/escola-de-musica-de-candelaria-espacio-colectivo-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.