Casa na Horta / Ramón Esteve

© Mariela Apollonio

Casa na Horta / Ramón Esteve  - Mais Imagens+ 18

  • Arquitetos: Ramón Esteve; Ramón Esteve
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  665
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Mariela Apollonio
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Fantini, Porcelanosa Grupo
© Mariela Apollonio

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa na Horta se situa na região de Alboraya, na área de fronteira entre o tecido urbano e uma grande extensão de plantações de chufa e hortaliças. Trata-se de uma residência entre empenas cegas situada na esquina de uma quadra residencial, o que faz com que o projeto se aproveite da comodidade das residências urbanas, ao mesmo tempo que conta com amplas vistas sobre a plantação que se estende no horizonte.

© Mariela Apollonio

Para resolver esse projeto, propõe-se um envoltório geométrico limpo, branco e abstrato, onde se fez uma série de perfurações que geram as aberturas da casa. Estas subtrações deixam ver um interior de madeira muito acolhedor, que contrasta com a pureza do restante da fachada.

© Mariela Apollonio
Croqui Casa na Horta

As aparições da madeira marcam os acessos, tanto de pedestres quanto os corredores, as varandas da cozinha e da sala, além do grande terraço-mirante que coroa a residência. O restante das aberturas são fechadas com ripas motorizadas de Krion branco em sua face externa que, ao serem abertas, mostram o interior de madeira.

© Mariela Apollonio
Planta - Subsolo

A fachada é o resultado da combinação de grandes planos brancos de Krion, elementos de madeira de Iroso e as ripas que, dependendo da sua posição, tem uma variação de textura e materialidade. Todos esses elementos são organizados dentro de um sistema de juntas que dá coesão ao conjunto. As divisões das fachadas e a combinação dos materiais e texturas geram um jogo que lembra o parcelamento típico das plantações.

© Mariela Apollonio

A materialidade da fachada se prolonga pela cobertura de quatro águas para reforçar o envoltório abstrato da residência. Do conjunto da cobertura se subtraem dois volumes que conformam o terraço e o pátio.

© Mariela Apollonio

Propõe-se uma casa intimamente ligada à paisagem do campo da região graças à geração de espaços destinados a sua contemplação.

© Mariela Apollonio

A partir da grande sequência de janelas da sala e da varanda é possível ter vistas panorâmicas sobre o campo que se perde no horizonte.

© Mariela Apollonio

A materialidade do projeto se caracteriza por suas duas cores. Sobre uma tela branca destacam-se partes de madeira e pedra escura que marcam as subtrações feitas no volume. 

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa na Horta / Ramón Esteve " [Casa en la Huerta / Ramón Esteve ] 03 Jun 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/895310/casa-na-horta-ramon-esteve> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.