O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Portugal
  5. Filipe Xavier Oliveira
  6. 2018
  7. Casa em Almeirim / Filipe Xavier Oliveira

Casa em Almeirim / Filipe Xavier Oliveira

  • 09:00 - 29 Maio, 2018
Casa em Almeirim / Filipe Xavier Oliveira
Casa em Almeirim / Filipe Xavier Oliveira, © Filipe Xavier Oliveira
© Filipe Xavier Oliveira

© Filipe Xavier Oliveira © Filipe Xavier Oliveira © Filipe Xavier Oliveira © Filipe Xavier Oliveira + 28

© Filipe Xavier Oliveira
© Filipe Xavier Oliveira

 “Our eyes are constructed to enable us to see forms in light. Primary forms are beautiful forms because they can be clearly appreciated” (Corbusier, 1931, p.46)
A moradia é constituída por três sólidos geométricos diferenciados pela cor e pela função entendidos como “blocos de construção”. Criou-se a nascente um volume paralelepipédico na cor branca, correspondente ao volume dos quartos, as áreas privadas. Este volume apresenta uma diagonal a nordeste que desmaterializa a massa do edifício, ampliando a sensação de recepção, direccionando a entrada.

© Filipe Xavier Oliveira
© Filipe Xavier Oliveira
Implantação, Planta Térreo e Elevação
Implantação, Planta Térreo e Elevação
© Filipe Xavier Oliveira
© Filipe Xavier Oliveira

No extremo oposto ao bloco branco encontramos uma lâmina vertical ocre que delimita a noroeste, o espaço social da casa organizado em sequência hierárquica e funcional: garagem; cozinha/ lavandaria; e por fim, sala de estar / jantar. No extremo sudoeste da casa, a lâmina transforma-se em muro e engloba o barbecue. Sobre estes dois volumes, em cores distintas, pousa um prisma triangular que desenha a cobertura, reforçado à cor vermelha em telha Plasma. Esta opção por uma cobertura de uma água permite que no desenvolvimento longitudinal da moradia exista um mezanino sobre a sala, destinado a escritório.

© Filipe Xavier Oliveira
© Filipe Xavier Oliveira

A leitura abstracta dos volumes puros, através de processos de adição e subtracção, aliada ao uso da cor contribui para a plasticidade da moradia que remete para o imaginário Neoplasticista. Estes grandes volumes são posteriormente desmaterializados por outros volumes de menor dimensão, na cor cinza e ocre contribuindo para o conjunto como elementos simultaneamente autónomos mas englobados na composição. 

© Filipe Xavier Oliveira
© Filipe Xavier Oliveira

Ao nível de distribuição interior a cada volume corresponde a um conjunto de funções específicas, também elas marcadas através do pavimento. Pretendeu-se explorar a relação interior/exterior através de amplos envidraçados em momentos específicos que canalizam as vistas, sendo possível, após entrada na moradia um atravessamento visual em direcção à profundidade do terreno. O facto do vidro da sala se encontrar recuado face ao balanço do mezanino permite funcionar como sombreamento natural a sudoeste.

© Filipe Xavier Oliveira
© Filipe Xavier Oliveira
Cortes
Cortes
© Filipe Xavier Oliveira
© Filipe Xavier Oliveira

Pretendeu-se uma moradia de desenho compacto por motivos económicos e funcionais, predominantemente térrea, com uma métrica estrutural simples tirando partido da expressão pura dos materiais (reboco pintado, telha plasma), procurando fazer mais com menos. Entende-se por fundamental ao nível tectónico a Frônese grega com vista à economia na construção associada ao Bem-Saber-Fazer em Arquitectura.

Croqui
Croqui

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
Filipe Xavier Oliveira
Escritório
Cita: "Casa em Almeirim / Filipe Xavier Oliveira" 29 Mai 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/895280/casa-em-almeirim-tecnodetail> ISSN 0719-8906