Novo Edifício na Universidade Alioune Diop / IDOM

Novo Edifício na Universidade Alioune Diop / IDOM - Imagem 2 de 25Novo Edifício na Universidade Alioune Diop / IDOM - Imagem 3 de 25Novo Edifício na Universidade Alioune Diop / IDOM - Imagem 4 de 25Novo Edifício na Universidade Alioune Diop / IDOM - Imagem 5 de 25Novo Edifício na Universidade Alioune Diop / IDOM - Mais Imagens+ 20

  • Arquitetos: IDOM
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  7533
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Francesco Pinton
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  CSE, Carriére de Diourbel, Ciment du Sahel, DANOSA, Daikin, Evernal, GRUPO PAMESA CERAMICA, TAU Ceramica, Prissmacer, Ecoceramic, Geotiles, Navarti, HYLANDS, MALERBA, Mosaics Planas, SANITA, Souchier Boullet, Usine Dangote Sénégal
  • Arquitetos Autores Idom: Javier Perez Uribarri + Federico Pardos Auber
  • Arquiteta Colaboradora Idom: Beatriz San Salvador Pico
  • Promotor: Governo de Senegal - Ministério de Ensino Superior de Senegal (mesr) - Agencia de Construção de Edifícios Públicos (acbep) - Banco Mundial (wb), Organismo Financiador
  • Cliente: Universidad Alioune Diop de Bambey (uadb)
  • Custos Idom: Ana Robles, Joseba Andoni
  • Administração Da Obra: Federico Pardos
  • Direção Da Execução Do Trabalho: Papa Djibril Kane, Fally Diop
  • Empresa Construtora: CSE, COMPAGNIE SAHELIENNE D’ENTREPRISES. DAKAR, SENEGAL.
  • Engenheiros Estruturais Idom: Miguel Angel Corcuera, Fernando López
  • Engenharia De Instalações: Francisco José Sánchez, Arturo Cabo
  • Sustentabilidade: Blas Beristain
  • Projetista Idom: Iñaki Zabala
  • Infografias 3 D Idom: Fernández de Gamboa, Alfonso Alvarez
  • Arquiteto Colaborador Em Senegal: Alioune Sow
  • Engenheiro Em Senegal: Tandakha Ndiaye
  • Cidade: Bambey
  • País: Senegal
Mais informaçõesMenos informações
Novo Edifício na Universidade Alioune Diop / IDOM - Imagem 17 de 25
© Francesco Pinton

Descrição enviada pela equipe de projeto. O governo de Senegal, assistido financeiramente pelo Banco Mundial, decidiu iniciar um ambicioso projeto de melhoria em várias universidades do país, contratando a IDOM para o projeto e administração de obra de um novo edifício para 1500 estudantes na Universidade da cidade de Bambey, situada a oeste do país. O programa de necessidades consta de salas de aula para 50 e 100 pessoas, um anfiteatro de 500 lugares, laboratórios, salas de informática e salas para os professores, divididos em uma superfície construída fechada de 4.200 m2 e 11.500 m2 de área urbanizada.

Novo Edifício na Universidade Alioune Diop / IDOM - Imagem 3 de 25
© Francesco Pinton

Bambey, uma cidade de 20.000 habitantes localizada a 120 km a oeste de Dakar, destaca-se por sua atividade predominante no cultivo de amendoim e gado. As escassas infraestruturas e serviços urbanos colocam-nos num ambiente pobre, com condições de vida muito duras.

Novo Edifício na Universidade Alioune Diop / IDOM - Imagem 2 de 25
© Francesco Pinton

Alguns fatores iniciais incomuns nos fizeram refletir para encontrar uma resposta arquitetônica contextualizada. Por um lado, enfrentamos um clima extremo, característico da região do Sahel, com temperaturas diurnas entre 35º e 45º ao longo do ano, muito seco por dez meses e chuvoso de julho a setembro, produzindo uma paisagem de contraste árido - irreconhecível entre as estações. Por outro lado, a escassez de recursos no país é perceptível tanto na ausência de tecnologia como na falta de mão de obra qualificada e escassa manutenção de edifícios. Além disso, o campus existente não possui rede de saneamento, infraestrutura viária ou fornecimento contínuo de água potável ou eletricidade. Por fim, os edifícios existentes, em condições muito precárias, não respondem à funcionalidade exigida para um campus.

Novo Edifício na Universidade Alioune Diop / IDOM - Imagem 23 de 25
© Francesco Pinton
Novo Edifício na Universidade Alioune Diop / IDOM - Imagem 24 de 25
Planta
Novo Edifício na Universidade Alioune Diop / IDOM - Imagem 5 de 25
© Francesco Pinton

Dadas estas circunstâncias, nos propusemos a responder com um edifício de escala construtivamente simples e repetitivo de acordo com o campus, muito funcional, mas acima de tudo tentando se integrar ao ambiente enquanto gerava ótimas condições de proteção contra o clima. Encontramos a fonte de inspiração no próprio campus, observando o comportamento dos alunos. Por essa razão, propusemos a reprodução de uma grande árvore, geradora de abrigo, que proporcionasse sombra, frescor e conforto aos seus usuários, sem consumo de energia. Assim, propomos o projeto a partir do corte, proporcionando ao edifício um grande deck com um painel duplo de chapa metálica e isolamento, no plano superior, e um teto falso de fibras mineralizadas no interior. Isto é, galhos de árvores em várias camadas ventiladas entre si.

Novo Edifício na Universidade Alioune Diop / IDOM - Imagem 4 de 25
© Francesco Pinton

Para a fachada sul, a estratégia é diferente: criamos uma grande treliça, permeável, que elimina a incidência solar para o interior e age como um grande filtro de radiação solar, possibilitando uma passagem de luz limitada às necessidades funcionais do interior. Na interseção das duas peles, plantamos um jardim de citronela para evitar a presença de mosquitos portadores de malária e trazer mais frescor ao espaço. Como complemento, o teto se estende como uma marquise de cerca de dez metros, cobrindo um grande espaço ao ar livre para os alunos permanecerem durante o horário não escolar.

Novo Edifício na Universidade Alioune Diop / IDOM - Imagem 10 de 25
© Francesco Pinton

A combinação de ambos os sistemas, duplo telhado e fachada dupla, espaçados de 1 metro e 3 metros respectivamente, permite criar um efeito venturi: a concentração de calor da fachada exterior flui sob a cobertura favorecida pela inclinação da mesma. Este sistema permite eliminar uma alta porcentagem do calor externo e ao mesmo tempo gerar um fluxo de ar constante entre a membrana dupla da envolvente.

Novo Edifício na Universidade Alioune Diop / IDOM - Imagem 13 de 25
© Francesco Pinton

O resultado desta estratégia bioclimática permitiu uma redução de 10 graus no ambiente interior do edifício, sem consumo de energia e em condições suficientes de iluminação natural.

Novo Edifício na Universidade Alioune Diop / IDOM - Imagem 25 de 25
Corte

Finalmente, para resolver o problema da ausência de redes de saneamento, incorporamos floreiras de infiltração que coletam a água da chuva, assim como uma estação de tratamento para água usada que, uma vez purificada, é despejada nas mesmas floreiras. O conjunto de floreiras é ordenado cuidando da paisagem do meio ambiente, como um meandro natural, acessível na estação seca e favorecendo as condições naturais de desenvolvimento da vegetação nativa, evitando qualquer tentativa de plantio que exija manutenção e consumo de água.

Novo Edifício na Universidade Alioune Diop / IDOM - Imagem 6 de 25
© Francesco Pinton

Por fim, queríamos que nosso projeto fosse sensível ao componente social. Para isso, projetamos uma fachada composta de blocos com perfurações triangulares que poderiam ser pré-fabricados in situ com mão-de-obra local não qualificada. Assim, a pré-fabricação das 20.000 peças de concreto foi feita de forma artesanal no local, utilizando um molde de aço galvanizado e secagem ao ar. A construção dos 2.000 m2 da fachada sul da treliça permitiu empregar mais de cem trabalhadores de Bambey por 6 meses.

Novo Edifício na Universidade Alioune Diop / IDOM - Imagem 9 de 25
© Francesco Pinton

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Bambey, Senegal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Novo Edifício na Universidade Alioune Diop / IDOM" [Nuevo Edificio Aulario en la Universidad Alioune Diop / IDOM] 29 Mai 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/895225/novo-edificio-na-universidade-alioune-diop-idom> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.