Centro Cultural e Museu Juan Soriano / JSa

Centro Cultural e Museu Juan Soriano / JSa - Mais Imagens+ 10

Cuernavaca, México
  • Arquitetos: JSa; JSa
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  5100
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Jaime Navarro
  • Jardim: 6,350 m2
  • Arquitetos Autores: Javier Sánchez, Aisha Ballesteros
  • Equipe De Projeto: Jorge González, Gabriel Martínez, Santiago Arroyo, Juan Jesús Pérez, Ana Castillo, Marie Florence, Alfredo Aguilar, Alejandra Medina, Selene García, Iraiz Corona, Dante García, Francisco Martínez, Dania Gutiérrez, César Cruz, Christopher Vargas, María del Pino, Israel Silva.
  • Cidade: Cuernavaca
  • País: México
Mais informaçõesMenos informações
© Jaime Navarro

Descrição enviada pela equipe de projeto. Este relato começa reconhecendo o projeto como um anexo da cidade de Cuernavaca. Dentro de um edifício rodeado por árvores e a corrente de água de um aplantle, este jardim de 7,366 metros quadrados se estende convidando os habitantes próximos e distantes a percorrê-lo, atravessá-lo e vivê-lo, não como um jardim privado, mas como nos lembra Michel de Certeau, como o espaço privado que deve saber se abrir a fluxos de quem entra e quem sai, ser o lugar de passagem de uma circulação contínua, fazendo de seu percurso uma disposição ao encontro de objetos, pessoas, experiências, palavras e ideias.

© Jaime Navarro
Implantação - Diagramas
© Jaime Navarro

O acesso a esta narrativa se apresenta por meio de quatro entradas distribuídas em diversos pontos do edifício. A sudoeste encontra-se uma praça cuja frente se abre para a cidade, espaço acolhedor para a confluência urbana que recebe a seus visitantes com uma escada que desemboca no edifício. A partir do leste, é possível acessar os escritórios, com um arranjo do pátio central que oferece a possibilidade de gerar um programa com grande carga e sentido social vinculado ao centro do bairro de Amatitlán. A partir do oeste, uma pequena escada oferece um caminho alternativo ao da rua Dr. Guillermo Gándara e, finalmente, a partir do norte uma esquina se abre para a riqueza arbórea do entorno.

© Jaime Navarro
Corte A-A
© Jaime Navarro

O objetivo de criar continuidade e conexão com o jardim se traduz em gestos como a elevação do projeto sobre um jogo de colunas perimetrais para oferecer uma planta livre maior, com um forte caráter público, em franca relação horizontal com o contexto do jardim e da cidade. Um segundo gesto para o entorno se da fechando parte do programa para dar lugar a elementos que se integram ao jardim: espelhos d'água, um jogo de passeios de concreto que demarcam a terra e se estendem ao redor da vegetação existente, além de esculturas monumentais de Juan Soriano. É assim que os visitantes cruzarão este grande passeio urbano para continuar seu caminho.

© Jaime Navarro

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Amatitlán, Cuernavaca, Morelos, México

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Centro Cultural e Museu Juan Soriano / JSa" [Centro Cultural y Museo Juan Soriano / JSa] 31 Mai 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/894875/centro-cultural-e-museu-juan-soriano-jsa> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.