Habitação Social no Bairro Padre Cruz / Alexandre Dias + Bruno Silvestre + Luís Spranger

Habitação Social no Bairro Padre Cruz / Alexandre Dias + Bruno Silvestre + Luís Spranger - Escada, CorrimãoHabitação Social no Bairro Padre Cruz / Alexandre Dias + Bruno Silvestre + Luís Spranger - JanelaHabitação Social no Bairro Padre Cruz / Alexandre Dias + Bruno Silvestre + Luís Spranger - Janela, FachadaHabitação Social no Bairro Padre Cruz / Alexandre Dias + Bruno Silvestre + Luís Spranger - Fachada, JanelaHabitação Social no Bairro Padre Cruz / Alexandre Dias + Bruno Silvestre + Luís Spranger - Mais Imagens+ 49

  • Arquitetos: Alexandre Dias, Bruno Silvestre, Luís Spranger; Alexandre Dias, Bruno Silvestre, Luís Spranger
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  7500
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:do mal o menos
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Cerâmica Vale da Gândara, Navarra, Represtor, Robbialac, Sanitana
Habitação Social no Bairro Padre Cruz / Alexandre Dias + Bruno Silvestre + Luís Spranger - Imagem 22 de 54
© do mal o menos

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Bairro do Padre Cruz é um bairro de habitação social localizado na zona norte de Lisboa. Foi originalmente construído pela Câmara de Lisboa na década de 60 com o objetivo de alojar os funcionários municipais e suas famílias. Este projeto faz parte de um programa de regeneração mais amplo para todo o bairro Padre Cruz, que consiste em substituir as moradias existentes, que se encontram em avançado estado de degradação.

Habitação Social no Bairro Padre Cruz / Alexandre Dias + Bruno Silvestre + Luís Spranger - Janela
© do mal o menos
Planta - Térreo

A topografia desta intervenção caracteriza-se essencialmente por uma ligeira encosta orientada a sul, limitada a norte por um campo de jogos e a sul pela Rua do Rio Douro. O projeto é composto por 20 habitações, com tipologias de T1 a T4. A solução arquitectónica consiste numa série de volumes de dois, três e quatro pisos, colocados perpendicularmente à Rua do Rio Douro e, consequentemente alinhadas com a geometria urbana do bairro.

Habitação Social no Bairro Padre Cruz / Alexandre Dias + Bruno Silvestre + Luís Spranger - Imagem 28 de 54
© do mal o menos

Oito das dez habitações têm acesso universal (de nível), quer à cota alta a partir do caminho pedonal a norte, bem como à cota baixa pela Rua do Rio Douro a sul. As frações T3 têm acesso a por uma escada exterior a partir do caminho pedonal à cota térrea superior.

Habitação Social no Bairro Padre Cruz / Alexandre Dias + Bruno Silvestre + Luís Spranger - Fachada, Janela
© do mal o menos

A fragmentação volumétrica produz uma série de pracetas urbanas de pequena escala. Os talhões cultiváveis caracterizam estas pequenas pracetas, promovendo a vida urbana sustentável e a interação social entre os moradores. Estes espaços exteriores funcionam como bolsas de transição, mediadoras entre a escala urbana da cidade e a escala doméstica das residências.

Habitação Social no Bairro Padre Cruz / Alexandre Dias + Bruno Silvestre + Luís Spranger - Janela, Fachada
© do mal o menos

Por entre os volumes a meio do lote uma escada urbana liga a Rua do Rio Douro ao caminho pedonal. Este elemento evoca as escadas do centro histórico de Lisboa, onde a experiência do espaço urbano é caracterizada pela topografia acentuada da cidade.

Elevação Sul e Cortes
Habitação Social no Bairro Padre Cruz / Alexandre Dias + Bruno Silvestre + Luís Spranger - Fachada, Janela
© do mal o menos

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Bairro Padre Cruz, 1600-746 Lisboa, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Habitação Social no Bairro Padre Cruz / Alexandre Dias + Bruno Silvestre + Luís Spranger" 22 Mai 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/894867/habitacao-social-no-bairro-padre-cruz-alexandre-dias-plus-bruno-silvestre-plus-luis-spranger> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.