O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Universidade
  4. Áustria
  5. balloon architekten ZT-OG
  6. 2014
  7. Teatro im Palais / balloon architekten ZT-OG

Teatro im Palais / balloon architekten ZT-OG

  • 17:00 - 21 Maio, 2018
  • Traduzido por Vinicius Libardoni
Teatro im Palais / balloon architekten ZT-OG
Teatro im Palais / balloon architekten ZT-OG, © Schreyer David
© Schreyer David

© Schreyer David © Schreyer David © Schreyer David © Schreyer David + 30

  • Arquitetos

  • Localização

    Leonhardstraße 19, 8010 Graz, Áustria
  • Arquitetos responsáveis

    Johannes Wohofsky, Ana Masu
  • Consultores

    ABES ZT GmbH, Gaft-Lightdesign, Eugen Schoeberl, DI Norbert Rabl, TB Franz Blaschitz GmbH
  • Cliente

    BIG Bundesimmobiliengesellschaft, University of Music and Performing Arts Graz
  • Área

    490.0 m2
  • Ano do projeto

    2014
  • Fotografias

© Schreyer David
© Schreyer David

Descrição enviada pela equipe de projeto. O campus da Universidade de Música e Artes Cênicas de Graz localiza-se ao lado do Palais Meran, em pleno centro histórico da cidade. O palácio, construído em 1841, foi por muitos anos a antiga residência do Arquiduque Johann. O Teatro im Palais (TIP), construído sobre a estrutura dos antigos estábulos do Palácio, juntamente com a Casa da Música (MUMUTH), projetada pelo UNStudio, configuram um amplo espaço público em forma de praça.

© Schreyer David
© Schreyer David

Em 2011, a Balloon venceu o concurso de arquitetura para o novo projeto do TIP, o qual deveria abrigar o departamento de teatro da universidade além de contemplar o redesenho da praça que articula o Palais, o MUMUTH e o TIP.

© Schreyer David
© Schreyer David

No desenvolvimento de seus projetos, a Balloon procura sempre considerar o objeto da proposta em um contexto mais amplo. O projeto se fundamenta em uma abordagem bastante sensível ao contexto existente e na sua relação com os edifícios adjacentes. Neste caso específico, a escala urbana e o significado do edifício histórico precisavam ser ressaltados. Para o projeto do TIP, os arquitetos criaram um edifício significativo para a cidade, mais além da estrutura do Campus. A ideia era construir uma estrutura que homogeneizasse as diferentes partes do TIP além de criar um espaço urbano adequado para a universidade e para os moradores do bairro.

© Schreyer David
© Schreyer David
Planta
Planta
© Schreyer David
© Schreyer David

Os edifícios que compõe o Teatro im Palais anteriormente pareciam um conjunto muito heterogêneo. O novo frontão dourado que circunda todos os edifícios é responsável por unificar todos os elementos em um único espaço arquitetônico. Esta fachada semi-transparente é composta de painéis de alumínio de 3mm personalizados com uma textura recortada e desenvolvida a partir de uma cronofotografia realizada por Étienne-Jules Marey, a qual ilustra a sequência de movimentos de uma cambalhota. A antiga muralha do palácio foi inteiramente preservada e a sua silhueta ainda pode ser vista através deste elemento vazado.

Ornamento
Ornamento
© Schreyer David
© Schreyer David

O novo foyer do teatro, com mais de 300 metros quadrados, pode ser utilizado como um espaço multifuncional pelo departamento de Teatro da universidade. Este elegante espaço interior assume diversas funções, funcionando como bar, bilheteria, vestiário ou até como um palco lateral. Este espaço foi concebido para ser  flexível o bastante para poder ser adaptado segundo diferentes necessidades. Além disso, ele também abriga os escritórios do departamento de Teatro da Universidade, o backstage e um lounge para estudantes. Os painéis vazados da fachada protegem a área interna do foyer contra o sol do oeste.

© Schreyer David
© Schreyer David

Os edifícios do “teatro” e do “instituto” possuem dois acessos distintos, podendo ser conectados ou desconectados conforme necessário. No hall de entrada, uma espécie de móvel embutido dá lugar ao guarda volumes, uma área de buffet além de uma copa. Quando o teatro encontra-se em funcionamento, é possível acessar o espaço do instituto através do foyer sem prejudicar o funcionamento do Teatro.

Fachada sul
Fachada sul
Corte B-B
Corte B-B

Toda a fachada interna do foyer é feita de portas de vidro espelhado que podem ser abertas independentemente. Dessa forma, o novo espaço do foyer se funde com a arquitetura do Palais transformando-se em um espaço contínuo.

© Schreyer David
© Schreyer David

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
balloon architekten ZT-OG
Escritório
Cita: "Teatro im Palais / balloon architekten ZT-OG" [Theater im Palais / balloon architekten ZT-OG] 21 Mai 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/894809/teatro-im-palais-balloon-architekten-zt-og> ISSN 0719-8906