EREA Amazônia 2018

Motivados a dar vida a um organismo que luta por uma cidade melhor e em busca da desconstrução do falso estereótipo da METRÓPOLE AMAZÔNICA, a Comissão Organizadora apresenta a cidade de Manaus como sede do EREA Amazônia 2018.

Manaus é uma cidade construída e urbanizada desde os primórdios de sua concepção com base em apreciações exógenas, que acomodam e aplicam conceitos externos dentro do meio urbano, transformando de forma agressiva o meio ambiente, e afetando secundariamente os habitantes locais.

O crescimento desenfreado do espaço urbano, e ampliação das zonas da cidade, tiram o espaço que antes era ocupado pela fauna e flora da maior floresta tropical do mundo, ameaçando inclusive, o Sauim de coleira, espécie endêmica da área que Manaus foi inserida.

Diferente da visão que possam ter de uma cidade consciente e tomada por vegetação, é perceptível o desdobramento e luta para manter vivo o potencial sustentável que nos é empregado, uma vez que retira-se sem planejamento a floresta do meio de produção de fenômenos naturais que interagem não só com a região amazônica mas com o país todo.

Apresentamos nossa proposta de encontro como ferramenta para reflexões sobre a afinidade da urbanidade e meio ambiente, afim não só de apresentar a cidade e seu forte apelo turístico, mas preparar futuros profissionais Arquitetos e Urbanistas que somam as relações e arquitetam cidades melhores.

Com a temática "A natureza cria, o arquiteto ̶t̶r̶a̶n̶s̶f̶o̶r̶m̶a̶ integra", homenageamos o ilustre arquiteto Severiano Mário Porto, que em sua obra, mostrou a necessidade de aplicarmos nossos conhecimentos profissionais de modo que nos adaptemos ao ambiente e não, nos impor sobre o mesmo.

O evento contará com a participação do MSC. Arquiteto Marcos Paulo Cereto que pesquisa a obra de Severiano Porto e a Arquitetura Moderna na Amazônia e do renomado Dr. Arquiteto José Afonso Botura Portocarrero vencedor do prêmio BREEAM Awards 2018, selo de sustentabilidade mais antigo e referenciado do mundo. O Centro Sebrae de Sustentabilidade (CSS), venceu a categoria Regional/Novas Construções Em Uso.

O evento é organizado por alunos das instituições de Arquitetura e Urbanismo de Manaus: Uni Nilton Lins, Fametro, Uninorte, Ulbra e Faculdade Martha Falcão.

Baixar as informações relacionadas com este evento aqui.

#Tags

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "EREA Amazônia 2018" 18 Mai 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/894799/erea-amazonia-2018> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.