Micro casa-pátio / Atelier Kaiser Shen

Ludwigsburg, Alemanha
  • Arquitetos: Atelier Kaiser Shen; Atelier Kaiser Shen
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  7
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Nicolai Rapp
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Elektro Graf, Hem Küchen, Markus Hildenbrand, Rikker Holzbau GmbH, Schmitt Glas- und Metallbau
© Nicolai Rapp

Descrição enviada pela equipe de projeto. Na primeira impressão este projeto parece fora de lugar. Implantada entre um conjunto de semáforos, a casa foi colocada em um canteiro entre ruas movimentadas em Ludwigsburg, uma cidade próxima a Stuttgart. O edifício representa uma nova abordagem para lidar com o 'espaço mínimo', e mesmo com sua implantação, consegue garantir privacidade ao resguardar os espaços de convivência.

Planta - Térreo

O interior é resguardado do exterior, sendo uma única conexão a entrada espiral. Com aproximadamente 7,3 m² o projeto resolve todas as necessidades de vivência. O banheiro, os armários e a cozinha têm uma profundidade de 85cm e são organizados a partir da parede principal, a qual também recebe uma mesa e a cama. Uma janela quadrada nesta parede conecta esta parte de vivência com o mundo externo. No lado oposto uma longa porta de vidro funciona como limite entre o jardim e o espaço interno. 

© Nicolai Rapp

No verão, esta porta de vidro se abre ampliando o espaço interno ao integrar a casa com o jardim, o qual apresenta um projeto inspirado nos pátios chineses tradicionais. Uma única árvore foi plantada próxima a uma fonte, criando uma organização assimétrica. A fonte não existe somente por questões técnicas, mas também serve para resolver problemas acústicos referentes aos carros e ao entorno movimentado. Painéis com molduras em madeira se apoiam sobre pilares de 20cm acima do solo, criando uma ambiência própria graças à iluminação. 

Corte

Esta sensação confortável das paredes internas de madeira, contrasta com o escuro e franzido dos elementos metálicos da fachada. A justaposição entre dentro e fora, aberto e fechado, barulho e silêncio, e privacidade e coletivo, enriquece a arquitetura desta pequena residência. A Casa Micro pode ser uma solução para usar o mínimo de espaço, mesmo não sendo usual. Dessa forma, mesmo implantada no meio de muito tráfego, a casa consegue escapar deste agito e funcionar como um refúgio da cidade. 

© Nicolai Rapp

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Micro casa-pátio / Atelier Kaiser Shen" [Micro Courtyard House / Atelier Kaiser Shen] 18 Mai 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/894651/micro-casa-patio-atelier-kaiser-shen> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.