Consultório odontológico Charlotte Mestdagh / Declerck-Daels Architecten

Consultório odontológico Charlotte Mestdagh / Declerck-Daels Architecten

Consultório odontológico Charlotte Mestdagh / Declerck-Daels Architecten - Mais Imagens+ 23

  • Arquitetos: Declerck-Daels Architecten; Declerck-Daels Architecten
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  77
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:Tim Van de Velde
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Abet Laminati, Amkel, EGGER, Vola
© Tim Van de Velde

É divertido ir ao dentista.

Quando vamos ao dentista não esperamos encontrar um ambiente aconchegante e acolhedor, mas exatamente o oposto disso. Com isso em mente, o escritório de arquitetura belga Declerck-Daels, concebeu este pequeno edifício em Bruges para ser um consultório odontológico diferente.

© Tim Van de Velde

Antes da reforma o consultório funcionava no que um dia foi a garagem da casa principal. O jardim em frente parecia ser o local ideal para construir um novo anexo que pudesse abrigar o consultório em expansão. Um pequeno adendo, ao invés de um edifício completamente novo. 

© Tim Van de Velde

O novo edifício integra-se perfeitamente à estrutura existente da casa. O estreito volume ao longo do limite lateral do terreno foi implantado de forma a criar uma nova fachada frontal para o consultório sem obstruir a vista da casa existente ao fundo. O volume torna-se cada vez mais estreito à medida que se aproxima da rua de modo a garantir que a estrutura existente continue bem iluminada. Os arquitetos buscaram construir uma volumetria compacta e contrastante, tanto através da escolha dos materiais quanto pelo aproveitamento da luz natural.

© Tim Van de Velde

Sobre uma laje de concreto, afastada do volume principal, os arquitetos projetaram um edifício como uma escultura de madeira. Tanto a fachada quanto o telhado foram construídos com madeira padauk, a mesma utilizada para as aberturas.

Nível 0

Procurando expor a estrutura aparente e a autenticidade de cada um dos materiais utilizados, tanto dentro quanto fora do consultório, os arquitetos desenvolveram uma série de detalhes primorosos, executados com perfeição pelos construtores-artesãos. 

© Tim Van de Velde

A madeira é um elemento que constrói uma atmosfera aconchegante e acolhedora. Neste edifício podemos encontrar-la em uma série de elementos diferentes, texturas e cores: nas vigas de madeira, nos revestimentos das paredes, nas janelas, na escada, no forro e também no mobiliário. Todos estes elementos se encaixam com perfeição na estrutura "fria" da casa, construída em concreto aparente. Neste edifício nada encontra-se oculto, tudo é revelado no esplendor de sua natureza. Todos os materiais são fundamentais na composição final deste espaço quase cênico, construindo uma atmosfera única e aconchegante.

© Tim Van de Velde

Para os arquitetos, era importantíssimo construir um ambiente confortável, tanto para os pacientes quanto para o dentista. A iluminação natural abunda em todos os quatro cantos do edifício.

© Tim Van de Velde

O hall de entrada, a sala de espera, a recepção e o laboratório estão localizados no núcleo do edifício, amplamente iluminado através de uma grande abertura zenital.

Corte

Este é um espaço bastante extrovertido aonde os pacientes podem se distrair observando o céu, as nuvens e os pássaros.

© Tim Van de Velde

As imagens lúdicas serigrafadas nas aberturas de vidro da fachada frontal criam uma espécie de filtro para o espaço que se abre diretamente para a rua. Desde à calçada é possível ver a sequencia de volumes através da fachada.

© Tim Van de Velde

O pequeno jardim remanescente é essencial para o projeto. Este espaço semi-privado é responsável por articular o espaço de vida e de trabalho.

É através do jardim que a relação entre o antigo e o novo se fortalece, com vistas e perspectivas que se complementam.

© Tim Van de Velde

A cobertura verde, a qualidade do isolamento e o baixo consumo de energia contribuem para um baixo custo de manutenção do edifício.

© Tim Van de Velde

O projeto é construído através de uma simbiose entre arquitetura, design, engenharia, funcionalidade, paisagismo e decoração. Todas estas entidades estão articuladas através de toques divertidos.

É um projeto agradável, aconchegante e acolhedor. Uma abordagem original para um consultório odontológico.

De fato, será divertido ir ao dentista.

© Tim Van de Velde

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Pastoriestraat 174, 8200 Bruges, Bélgica

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Consultório odontológico Charlotte Mestdagh / Declerck-Daels Architecten" [Dentist Charlotte Mestdagh / Declerck-Daels Architecten] 17 Mai 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/894602/consultorio-odontologico-charlotte-mestdagh-declerck-daels-architecten> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.