II Jornada Ciência, Tecnologia e Sociedade: geopolítica do conhecimento, dependência e colonialidade na América Latina

A II Jornada Ciência, Tecnologia e Sociedade, a ser realizada na UNILA/Foz do Iguaçu, nos proximos dias 24 e 25 de maio, tem como eixo temático a geopolítica do conhecimento, dependência e colonialidade na América Latina. Em outras palavras, procuraremos aproximar, na Jornada, o Pensamento Latino-Americano em Ciência, Tecnologia e Sociedade (PLACTS) da perspectiva decolonial, por entendê-la como uma expressão teórica feita pelo Sul e para o Sul, especialmente voltada às temáticas mais pertinentes à América Latina. O pensamento decolonial compreende o mundo através de suas interioridades, de seu espaço geográfico e de seus corpos dissidentes, numa denúncia contundente da modernidade ocidental e sua intrínseca violência colonial, colonialidade do poder e do saber.

Neste sentido, estarão presentes em Foz do Iguaçu o cubano Jorge Jover (atual presidente do CYTED), além de Ricardo Neder (UnB), Renato Dagnino (UNICAMP), Reginaldo Ronconi (USP) e Wilson Ribeiro (PUCCAMP) que junto a pesquisadores/as da UNILA, com destaque para Karine Queiroz (UNILA/MALOCA), Patricia Zandonade (UNILA/CAU), André André (UNILA/MALOCA), Maira Bichir (UNILA/GETD), Valdilena Rammé (UNILA/CCE) e Luciana Ribeiro (UNILA/ICAL), profissionais e as lideranças comunitárias locais Roseli dos Santos (Ocupação Bubas) e Cristiane Galdino (Ilê Axé Ojú Ogun Funmilayió), travarão forte diálogo sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade, por meio da conferência de abertura “¿Qué es CTS y para qué nos sirve?: una mirada desde la educación superior”, somadas às mesas-redondas “Por uma Ciência e Tecnologia do Sul”, “A Técnica e tecnologias na produção do espaço e do território”, “Possibilidades do uso comunitário e popular da tecnologia” e “A tradução como uma ponte para a produção de conhecimento na América Latina”.

A segunda edição da JCTS, realizada no âmbito do MALOCA - grupo de estudos muldisciplinares em urbanismos e arquiteturas do sul - pretende por em diálogo o Pensamento Latino-Americano em Ciência, Tecnologia e Sociedade e a perspectiva decolonial, por entendê-la como uma expressão teórica feita pelo Sul e para o Sul, especialmente voltada às temáticas mais pertinentes à América Latina. Ou seja, acreditamos ser fundamental uma revisão cognitiva da tecnologia e a promoção da democratização tecnológica e do seu ensino, um dos principais objetivos do debate proposto pela II Jornada Ciência, Tecnologia e Sociedade, alinhavados no subtema Geopolítica do Conhecimento, Dependência e Colonialidade na América Latina.

O evento é gratuito, sem necessidade de inscrição prévia, aberto a toda a comunidade. Maiores informações podem ser conferidas em: https://jornadacts.wordpress.com/

Baixar as informações relacionadas com este evento aqui.

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "II Jornada Ciência, Tecnologia e Sociedade: geopolítica do conhecimento, dependência e colonialidade na América Latina" 16 Mai 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/894598/ii-jornada-ciencia-tecnologia-e-sociedade-geopolitica-do-conhecimento-dependencia-e-colonialidade-na-america-latina> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.