Aeroporto Internacional de Belo Horizonte / Bacco Arquitetos Associados

Aeroporto Internacional de Belo Horizonte / Bacco Arquitetos Associados - Janela, AçoAeroporto Internacional de Belo Horizonte / Bacco Arquitetos Associados - Concreto, VigaAeroporto Internacional de Belo Horizonte / Bacco Arquitetos Associados - Imagem 4 de 102Aeroporto Internacional de Belo Horizonte / Bacco Arquitetos Associados - JanelaAeroporto Internacional de Belo Horizonte / Bacco Arquitetos Associados - Mais Imagens+ 97

Confins, Brasil
  • Arquitetos: Bacco Arquitetos Associados; Bacco Arquitetos Associados
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  55690
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Ana Mello
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Pertech, Saint-Gobain, Vitra
  • Quantificação: Camila Sousa, Gisele Gonzalez Lestingi, Pedro Martins, Marcio Ferreira Rangel
  • Gerenciamento: Mauricio Cavalcante
  • Contratante: BH Airport
  • Autores: Marcelo Barbosa, Jupira Corbucci
  • Equipe: Adriana Junquer Coller, André Suk Ko. Bruno Manzatto, Bruno Taiar de Carvalho, Cristina Onone Gialain, Edson Maruyama, Geani Kaori Natsumeda, Glaucia Cristina Hokama, Gustavo Prado Fontes, Heitor Savala dos Santos, Heraldir Césari Valente da Silva, João Paulo Procópio Lacerda, Jonas Henriqson, Laís Labate, Laura Elisa Poggio, Ludmila Cavalli, Natalie Tchilian, Nathalie Hellmich Gomes, Ricardo de Queiroz, Vinicius Barreto, Vivian Fogolin Santinon, Débora de Oliveira Bueno, Emely Flores, Jayne Lima Pacheco, Jelena Tasic, Jaqueline Dias Bueno
  • Cidade: Confins
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Aeroporto Internacional de Belo Horizonte / Bacco Arquitetos Associados - Imagem 14 de 102
© Ana Mello

Descrição enviada pela equipe de projeto. A BACCO Arquitetos é o escritório que assina o projeto do Novo Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, inaugurado no ano passado. O escritório assina a reforma do terminal de passageiros existente e o projeto arquitetônico do novo Terminal, que propôs a instalação de diversas áreas comerciais na sala de embarque, conceito já utilizado em outros aeroportos no mundo.

Aeroporto Internacional de Belo Horizonte / Bacco Arquitetos Associados - Fachada
© Ana Mello

Aeroporto Internacional de Belo Horizonte / Bacco Arquitetos Associados - Cadeira, Viga
© Ana Mello

O projeto do Terminal existente, elaborado pelo arquiteto Milton Ramos, é um legado para arquitetura brasileira. Neste sentido, a proposta do trabalho desenvolvido procurou preservá-lo ao máximo e adaptá-lo às novas necessidades do aeroporto.

No Terminal 1, o grande desafio foi dar sequência à qualidade do projeto. Seria impossível conceber, no atual contexto, uma rampa ou uma escada como as existentes no prédio inaugurado em 1984, de uma beleza e qualidade de execução indiscutíveis.

Aeroporto Internacional de Belo Horizonte / Bacco Arquitetos Associados - Concreto, Viga
© Ana Mello
Plano diretor
Aeroporto Internacional de Belo Horizonte / Bacco Arquitetos Associados - Imagem 7 de 102
© Ana Mello

A cobertura de vidro foi reconfigurada para assegurar melhor conforto térmico para os passageiros. A Bacco procurou resgatar alguns dos conceitos originais de Milton Ramos, liberando o espaço da antiga rua, que havia sido transformada em canteiros que bloqueavam a passagem, e que hoje, apesar de coberta voltou a ser uma rua.

O desafio do projeto do novo Terminal foi tratar a dimensão do novo píer, que incorporou mais de 600 metros ao terminal existente. Os dois terminais são integrados e o percurso atinge mais de um quilômetro de extensão num salão único.

Aeroporto Internacional de Belo Horizonte / Bacco Arquitetos Associados - Imagem 17 de 102
© Ana Mello
Aeroporto Internacional de Belo Horizonte / Bacco Arquitetos Associados - Imagem 77 de 102
Cortesia de Bacco Arquitetos Associados
Aeroporto Internacional de Belo Horizonte / Bacco Arquitetos Associados - Imagem 10 de 102
© Ana Mello

O amplo pé direito que permitirá, no futuro, a instalação de novas áreas comerciais, privilegiou a incidência da luz natural criam uma diferenciação no espaço projetado, tanto pela abertura das janelas na parte superior como no ritmo musical dos brises que protegem do sol. Os blocos onde estão situados os sanitários e as diversas instalações técnicas necessárias desenham o ritmo da fachada no lado terra. Três conjuntos de esteiras rolantes auxiliam minimizar o tempo de percurso dentro do terminal.

Aeroporto Internacional de Belo Horizonte / Bacco Arquitetos Associados - Janela
© Ana Mello

A ideia que orientou a implantação do novo terminal foi a exploração do pátio de aeronaves já existente, incluindo uma diagonal que irá garantir a circulação dos aviões e permitirá as possiveis expansões de áreas de exploração comercial e a implantação de novos terminais no lado terra. Além disso, essa solução minimizou as interferências no sistema viário durante a obra.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Aeroporto Internacional Tancredo Neves (CNF) - 7,9, LMG-800, s/n, Confins - MG, 33500-900, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Aeroporto Internacional de Belo Horizonte / Bacco Arquitetos Associados" 16 Mai 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/894529/aeroporto-internacional-de-belo-horizonte-bacco-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.