Pavilhão da China na Bienal de Veneza 2018 investiga possibilidades para um futuro rural

Como parte de nossa cobertura da Bienal de Arquitetura de Veneza 2018, apresentamos a proposta para o Pavilhão Chinês. Abaixo, os participantes descrevem sua contribuição em suas próprias palavras.

A motivação para esta exposição é mais do que apenas xiangchou, termo chinês que se refere à nostalgia das terras rurais. Voltamos ao campo onde a cultura chinesa surgiu para recuperar valores e possibilidades esquecidos; a partir daí, construiremos um futuro rural.
– Li Xiangning (Curador)

Um dos principais desafios enfrentados pelas cidades contemporâneas é o futuro do desenvolvimento rural. Na China, o campo se tornou uma nova fronteira para experimentos nessa área, e o país está desenvolvendo uma zona rural a uma velocidade e escala inéditas. Atraídos pela promessa de oportunidades ilimitadas, arquitetos, artistas, empreendedores - bem como fluxo de capital - estão convergindo para áreas rurais em todo o país.

Pavilhão da China na Bienal de Veneza 2018 investiga possibilidades para um futuro rural - Mais Imagens+ 6

In Bamboo / Philip F. Yuan. Imagem © Bian Lin, Cortesia Pavilhão da China na 16ª Exposição de Arquitetura de Veneza, La Biennale di Venezia

O retorno à vida pastoril é, há muito tempo, um ideal da tradição literária chinesa. Nos tempos modernos, viver em áreas rurais normalmente envolve aspectos como política, capital, infraestrutura e tecnologia. Enquanto a modernização e o progresso tecnológico nos prometem vidas melhores com as condições modernas, eles também, em certa medida, cortam a ligação entre a vida rural e a tradição. Confrontados com a habitação rural produzida em massa trazida pela urbanização, os arquitetos tentam encontrar um meio termo entre a tradição e a modernização, usando a tecnologia na busca por uma conexão vernacular.

Uma antiga casa nova reciclando o rural durante a celebração / estrutura urbana rural. Imagem © John Lin, Cortesia Pavilhão da China na 16ª Exposição de Arquitetura de Veneza, La Biennale di Venezia

Da grande extensão amarela do Planalto de Loess às cidades perto da água ao sul do Yangtze, das vastas e abundantes planícies do nordeste da China às terras verdes e belas do sul, centenas e milhares de aldeias se tornaram locais de desenvolvimento industrial, construção e criação cultural. Esses lugares desfrutam de enormes oportunidades oferecidas por inovações tecnológicas, incluindo a internet, sistemas de logística e economias compartilhadas. O desenvolvimento do campo na China contemporânea se apresenta sem precedentes em sua escala e abordagens. Mais importante, este desenvolvimento antecipa uma nova solução baseada nas condições únicas da China.

Construindo um Futuro Rural retrata o interior da China contemporânea através de seis episódios: habitações poéticas, produção local, práticas culturais, turismo agrícola, reconstrução da comunidade e exploração futura. Esta exposição descreve um espaço livre para oportunidades e antecipa o desenvolvimento futuro.

Vista Noturna Interior da Praça / Atelier Deshaus. Imagem © Su Shengliang, Cortesia Pavilhão da China na 16ª Exposição de Arquitetura de Veneza, La Biennale di Venezia

Principais Projetos

Entrando no Pavilhão, seguindo a rota da exposição, os principais projetos são:

  • Wood Kiln Bing Ding / Zhang Lei, AZL Architects
  • Xinzhai Coffee Manor / Hua Li, Trace Architecture Office - TAO
  • An Old-new House / John Lin + Joshua Bolchover, Rural Urban Framework
  • Cidi Memo, a Town of Memory / Liu Yuyang, Atelier Liu Yuyang Architects
  • Mountain Dwelling. Waterside Dwelling. Forest Dwelling / Dong Yugan
  • In Bamboo / Philip F. Yuan, Archi-Union Architects, co. Ltd

Fora do Pavilhão chinês, no jardim:

  • Cloud Village / Philip F. Yuan, Shanghai Digital Fabrication Engineering Technology Center

Fábrica de Jangada de Bambu Wuyishan / Hua Li. Imagem © Su Shengliang, Cortesia Pavilhão da China na 16ª Exposição de Arquitetura de Veneza, La Biennale di Venezia

Li Xiangning, Curador

Dr. Li Xiangning é vice-reitor e professor titular de História, Teoria e Crítica na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Tongji. Ele é membro do CICA (Comitê Internacional de Críticas de Arquitetura), trabalhou como curador em numerosas exposições e publicou amplamente sobre arquitetura e urbanismo contemporâneos chineses. Ele é editor-chefe da Architecture China e presidente da Architecture China Foundation. Além disso, tem trabalhado com museus e institutos internacionais e foi membro do júri de muitos prêmios e competições internacionais.

Restaurante da Fazenda e Bazar Chaimiduo / Zhao Yang. Imagem © Wang Pengfei, Cortesia Pavilhão da China na 16ª Exposição de Arquitetura de Veneza, La Biennale di Venezia

Comissário: China Arts and Entertainment Group (CAEG)
Organização: Ministry of Culture and Tourism of the People’s Republic of China
Apresentante: China International Exhibition Agency
Comissário Adjunto: Li Jinsheng, Wang Chen
Comissário Assitentes: Huang Xiaogang, Liu Zhenlin, Li Rui, Yang Xin, Xie Yanyi, Li Yunyun, Zhang Ziwei
Colaboradores: Zhu Di, Zheng Hao, Wang Mingxian, Zhu Wenyi, Shi jian, Li Hu
Curador: Li Xiangning
Assistentes do Curador: Yao Weiwei, Mo Wanli, Gao Changjun
Equipe de Pesquisa: Zhang Xiaochun, Lin Lin, Deng Yuanye
Design de exibição: Liu Yuyang, Zhang Ziyue
Design gráfico: Ni Minqing, Li Jixin
Expositores: Dong Yugan, Hua Li, Liu Yuyang, Philip F. Yuan, Rural Urban Framework, Zhang Lei, Atelier Archmixing, Atelier Deshaus, Chen Haoru, China New Rural Planning and Design, Dong Gong, Drawing Architecture Studio, Hsieh Ying-Chun, Jin Jiangbo, Li Yikao, Li Xinggang, Seung H-sang, Nishizawa Ryue, Li Zhenyu, Lyu Pinjing, Naturalbuild, O-office Architects, temp architects, Xu Tiantian, Zhang Li, Zhao Yang, Zhu Jingxiang.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: AD Editorial Team. "Pavilhão da China na Bienal de Veneza 2018 investiga possibilidades para um futuro rural" [Chinese Pavilion at 2018 Venice Biennale to Investigate "Building a Future Countryside"] 18 Mai 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/894415/pavilhao-da-china-na-bienal-de-veneza-2018-investiga-possibilidades-para-um-futuro-rural> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.