Apartamento Copan / Sabiá Arquitetos

Apartamento Copan / Sabiá Arquitetos

Apartamento Copan / Sabiá Arquitetos - Prateleira, Mesa, Bancada, CadeiraApartamento Copan / Sabiá Arquitetos - Porta, Iluminação, CadeiraApartamento Copan / Sabiá Arquitetos - Mesa, Bancada, Prateleira, Cadeira, Cozinha, JanelaApartamento Copan / Sabiá Arquitetos - Cadeira, JanelaApartamento Copan / Sabiá Arquitetos - Mais Imagens+ 14

  • Arquitetos: Sabiá Arquitetos; Sabiá Arquitetos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  47
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Pedro Vannucchi
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Cosentino, Casa Franceza, Estúdio Carvão, Multiforma, Móveis Aeme, Reka Iluminação
  • Execução Da Obra: Cris Tanaka Engenharia
  • área Total: 160 m²
  • Arquitetos Responsável: Beatriz Marques, Nilton Suenaga
  • Cidade: São Paulo
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Apartamento Copan / Sabiá Arquitetos - Cadeira, Janela
© Pedro Vannucchi

Descrição enviada pela equipe de projeto. Projeto de arquitetura e mobiliário para reforma de apartamento no edifício Copan, projeto de Oscar Niemeyer inaugurado em 1966, na zona central da cidade de São Paulo. O apartamento situado no bloco D do edifício se encontrava em boas condições, em grande parte mantendo os elementos originais da construção. Portanto a solicitação dos proprietários foi uma reforma pontual das áreas molhadas, sem intervir nas áreas de dormitório e sala de estar.

Corte 3

Apesar de ser uma das tipologias que possuem abertura para as duas fachadas, a planta original deixava visível a hierarquia entre frente / área social e fundos / área de serviços. O projeto de reforma buscou desmontar essa hierarquia, transformando essa área de serviços, uma varanda com enorme potencial porém pouco utilizada, em um ambiente protagonista do apartamento.

Apartamento Copan / Sabiá Arquitetos - Mesa, Bancada, Cadeira, Prateleira, Cozinha, Janela
© Pedro Vannucchi

Ao eliminar a dependência de empregada, o banheiro principal e a área de serviços foram reposicionados, criando uma nova passagem dos dormitórios para a varanda. O banheiro, antes sem ventilação e iluminação natural, foi reconfigurado de modo a garantir o máximo de conforto, com o uso de vidro translúcido como principal vedação para o ambiente. O piso de granilite rosa claro, que remete a cor do revestimento original, segue até o ambiente externo, onde ganha uma tonalidade mais escura.

Antes com acesso restrito somente pela cozinha, agora todos os ambientes têm acesso facilitado à nova varanda através dos caixilhos piso-teto de madeira e vidro, trazendo um novo significado para essa divisão existente com as áreas internas do apartamento. As tonalidades do granilite, o uso da madeira e as cores dos mobiliários são todos artifícios para alegrar e passar uma sensação de calor aos ambientes.

Apartamento Copan / Sabiá Arquitetos - Porta, Iluminação, Cadeira
© Pedro Vannucchi

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:São Paulo, Estado de São Paulo, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Apartamento Copan / Sabiá Arquitetos" 15 Mai 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/894225/apartamento-copan-sabia-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.