Lançamento do livro “Arquitetos Associados” e exposição

Lançamento do livro “Arquitetos Associados” e Exposição dos arquitetos Alexandre Brasil, André Luiz Prado, Carlos Alberto Maciel, Bruno Santa Cecília e Paula Zasnicoff Cardoso

A Escola da Cidade – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, em parceria com a Editora Miguilim, promove o lançamento do livro “Arquitetos Associados” e Exposição dos arquitetos Alexandre Brasil, André Luiz Prado, Carlos Alberto Maciel, Bruno Santa Cecília e Paula Zasnicoff Cardoso, no dia 11 de maio (sexta-feira), às 20h, no prédio da Faculdade (Rua General Jardim, 65).

SOBRE O LIVRO E A EXPOSIÇÃO

Se a arquitetura se caracterizou até o Século XX por um trabalho autoral, individual e bastante ligado à criação de linguagens pessoais, a obra do coletivo de arquitetos de Minas Gerais que dá nome ao livro sinaliza um caminho alternativo, que promove associações flutuantes e maneiras de pensar o edifício e a cidade pautadas pelo trabalho coletivo, pela colaboração e pelo reconhecimento de que a arquitetura é um produto cultural e transgeracional.

Essa contribuição, que extrapola o desenho dos edifícios e sinaliza uma mudança nos modos de fazer arquitetura, é pontuada na apresentação do livro, escrita por Angelo Bucci, o mais destacado arquiteto brasileiro de uma geração que antecede aquela dos Arquitetos Associados.

As obras selecionadas que integram o caderno de projetos são o Centro Educativo Burle Marx, a Galeria Miguel Rio Branco, a Galeria Cosmococa e a Galeria Claudia Andujar, todas em Inhotim, que sintetizam uma intensa pesquisa desenvolvida ao longo de anos na elaboração de projetos para a cultura; o edifício residencial Estudios Capelinha, que apresenta uma inserção não convencional na produção habitacional de mercado; e o redesenho urbano do entorno da Praça da Liberdade, que apresenta a visão dos arquitetos sobre a produção do espaço para a vida nas cidades como um suporte que ampara e estimula a experiência cotidiana, democrática e criativa dos espaços públicos na metrópole contemporânea.

SOBRE OS AUTORES

Alexandre Brasil Garcia é arquiteto e urbanista pela Escola de Arquitetura da UFMG [1997] e mestre em construção metálica pela Escola de Engenharia da UFOP [2006]. É professor de projeto no curso de Arquitetura e Urbanismo da UNI-BH.

André Luiz Prado é arquiteto e urbanista [1998], mestre [2005] e doutor [2014] em teoria e prática de projeto pela Escola de Arquitetura da UFMG. É professor de projeto no Curso de Arquitetura e Urbanismo da EA-UFMG.

Bruno Santa Cecília é arquiteto e urbanista [1999], mestre [2004] e doutor [2012-2016] em teoria e prática de projeto pela Escola de Arquitetura da UFMG. É professor de projeto nos Cursos de Arquitetura e Urbanismo da FUMEC e da EA-UFMG.

Carlos Alberto Maciel é arquiteto e urbanista [1997], mestre [2000] e doutor [2015] em teoria e prática de projeto pela Escola de Arquitetura da UFMG. É professor de projeto no Curso de Arquitetura e Urbanismo da EA-UFMG. Em 2016 foi professor convidado para o workshop de verão da Universidade IUAV de Veneza, Itália.

Paula Zasnicoff Cardoso é arquiteta e urbanista pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP [2000] e mestre em teoria e prática de projeto pela Escola de Arquitetura da UFMG [2007]. É professora de projeto no curso de Arquitetura e Urbanismo da UNI-BH.

Mais informações: www.arquitetosassociados.arq.br

SERVIÇO
Abertura 11 de Maio de 2018
10h às 20h – segunda à sexta
Escola da Cidade. Rua General Jardim, 65. Vila Buarque
Gratuito e aberto ao público.

  • Título

    Lançamento do livro “Arquitetos Associados” e exposição dos arquitetos Alexandre Brasil, André Luiz Prado, Carlos Alberto Maciel, Bruno Santa Cecília e Paula Zasnicoff Cardoso
  • Tipo

    Lançamento de Produto ou Livro
  • Organizadores

    Escola da Cidade
  • De

    11 de Maio de 2018 10:00 AM
  • Até

    11 de Maio de 2018 08:00 PM
  • Onde

    Escola da Cidade
  • Endereço

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Lançamento do livro “Arquitetos Associados” e exposição " 08 Mai 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/894063/lancamento-do-livro-arquitetos-associados-e-exposicao> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.